Clientes do NOSSO BANCO choram: “São 159 mil meticais que nos pagaram...

Clientes do NOSSO BANCO choram: “São 159 mil meticais que nos pagaram e logo vim meter (depositar) na conta”

1
SHARE

O aviso do Fundo de Garantia de Depósitos de que irá assegurar que o extinto Nosso Banco devolva o máximo de 20 mil meticais aos depositantes e de não dar cobertura a empresas está a desesperar os clientes que têm depositados valores superiores a 20 mil meticais. Em alguns casos, fala-se de centenas de milhares de meticais.

Ontem, parte dos depositantes dirigiu-se à sede do Nosso Banco, onde decorria um conselho consultivo dos accionistas da instituição, para protestar. Em anonimato, uma cliente manifestou o seu desespero com a possibilidade de perder mais de 150 mil meticais. “São 159 mil meticais que nos pagaram e logo vim meter (depositar) na conta. Semana passada, vim levantar pequena parte para algumas despesas e já estava a programar mais levantamentos. É dinheiro conseguido durante o ano todo, mas foi embora”, lamentou a cliente do Nosso Banco.

Outro cliente contou que foi colhido de surpresa com a notícia de dissolução do banco. “Estive cá na semana passada para levantar dinheiro. Longe de mim imaginar que o banco seria dissolvido, tirei pouco dinheiro.  Ontem voltei, porque precisava de dinheiro para as minhas obras e quando inseri o cartão na caixa (ATM) foi rejeitado e a situação repetiu-se em outras caixas”, contou.

Ontem, todos os balcões e ATM do Nosso Banco estiveram encerrados. As vitrinas exibem o comunicado do Fundo de Garantia de Depósitos, no qual a instituição compromete-se a reembolsar até 20 mil meticais dos depósitos de singulares.

O Banco de Moçambique emitiu, ontem, novo comunicado em que reitera que o Fundo de Garantia de Depósitos vai reembolsar depósitos até 20 mil meticais por cada depositante. O documento avança, também, que serão abrangidos apenas os depósitos expressos em meticais e titulados por pessoas singulares residentes na República de Moçambique.

O reembolso dos depósitos será efectuado de 21 de Novembro de 2016 até ao dia 09 de Fevereiro de 2017, todos os dias úteis, entre as 08h00 e 12h00, nas seguintes agências do Nosso Banco: Balcão Limpopo (sede) e no Balcão Eduardo Mondlane, ambos na cidade de Maputo. O Fundo irá informar cada um dos depositantes a forma, o local e a data dos reembolsos.

Jornal Opaís

1 COMMENT

  1. isso é um furto,os filhos dos governantes gastando milhos de dolares em dubai, exemplo o filho do sr, presidente Nyusi que esteve em dubai a pouco com milhoes da moeda arabia e que acabava de parti o celular, o sr. presidente nao passa de mais um dos presidentes da frelimo que deixam o pais na falencia, agora decidem retiram o dinheiro das pessoas que trabalharam honestamente nao como os dirigentes corruptos…. Espero que Donald Trump emprisione deste os Que assinaram os cheques das dividas ate o ex e actual presidente.

LEAVE A REPLY