Nos últimos anos, Moçambique importou, da Ásia e da Europa, muitas viaturas que hoje circulam pelas cidades de Moçambique.
- 1.Toyota Ractis;
- Toyota Mark x;
- Toyota vitz;
- Toyota Auris;
- Toyota Allion;
- Mazda Demio;
- Mazda Veriza;
- Toyota Belta;
- Toyota Corolla;
Os veículos ligeiros são práticos e ideais para pessoas que valorizam funcionalidades como economia de combustível.
A Toyota Japão detém maior aderência tanto em modelos e em quantidade de veículos importados no país, deixando uma certa margem para demais marcas de automóveis como a Mazda, VW, Mercedes, BMW entre outras…
Toyota Ractis
Toyota Ractis ocupa a primeira posição pelo seu volume de importação e gostos populares em Moçambique. O Toyota Ractis é um mini MPV que foi produzido pelas empresas japonesas Toyota e Kanto Auto Works. O carro tem cinco lugares e foi baseado no Vitz actual Yaris e a sua fabricação foi iniciada em Outubro de 2005, como sucessor do Yaris Verso.
Especificações base do Toyota Ractis.
Espelhos laterais retrácteis eléctricos, Cruise Control, Abs, Faróis de halogéneo. A distância entre eixos é de 2550 mm, a sua largura é de 1695 mm, o comprimento é de 3955 mm e a sua altura é de 1640 mm.
Gerações do Ractis
Primeira Geração
A primeira geração da Ractis foi lançada em Outubro de 2005. Inicialmente, essa produção foi reservada para o mercado japonês, sucedendo assim o Toyota Funcargo, sendo um carro maior, melhor, mais eficiente e mais luxuoso.É um pequeno mono volume com cinco lugares, desenvolvido com base no Vitz.
As vendas deste automóvel atingiram 75.000 unidades em 2006, esse ano que foi o seu primeiro ano de produção/venda. Nesse ano, atingiu o 12º lugar no ranking geral de vendas, e foi o quinto modelo da Toyota mais vendido. Nos anos seguintes as suas vendas baixaram, estabilizando finalmente em 2009.
Segunda Geração
A Segunda Geração do Ractis foi lançada no final de 2010 no Japão. Foi importado, posteriormente para a Europa desde Março de 2010 sob o nome de Verso-S e também é encontrado no catálogo Subaru, sendo depois renomeado como Trezia. No Japão, apenas está disponível com motor a gasolina e automático.