Sete mortes e cinco feridos graves é o resultado de um incêndio ocorrido na madrugada de hoje, na localidade de Mualazi, distrito de Chifunde, na provincía de Tete.
De acordo com o Comandante Provincial da PRM em Tete, as vítimas são pessoas que exerciam actividade de extracção de ouro e terão sido carbonizadas enquanto dormiam nas suas cabanas.
Outra testemunha que responde pelo nome de Ana Jagaje, levanta a possibilidade das cabanas terem pegado fogo devido ao lume que foi feito perto das cabanas para espantar o frio.
“Tivemos conhecimento da tragédia através dos nossos colegas no distrito de Chifunde. Os garimpeiros fizeram uma fogueira durante a noite. Depois de se terem aquecido, viram que o fogo já estava minimamente apagado. Entraram nas suas respectivas cabanas para descansar e ficaram surpreendidos enquanto as cabanas estavam a pegar fogo”.
De acordo com a fonte, decorre trabalho de identificação dos corpos pelos familiares para a realização dos funerais, enquanto os feridos foram encaminhados para um hospital no vizinho Malawi, tendo em conta a proximidade da região com aquele país.