Cerca de 15 instruendas da Escola Prática da Polícia de Matalana foram engravidadas pelos seus instrutores.
O facto ficou conhecido depois da circulação de um despacho que partiu do Gabinete do Comandante-Geral da PRM, trazendo a tona o ocorrido entre os instrutores e instruendas. Embora a primeira opção do Ministério do interior fosse camuflar o caso.
Com esta questão, Bernardino Rafael, Comandante-Geral da PRM, decidiu em abrir processos disciplinares contra os respectivos instrutores; e suspendeu-os de imediato. Já em relação às engravidadas, lhes foi concebida a dispensa e com a chance de regressar no próximo curso e assistência para os próximos meses.
Embora a Associação dos Polícias de Moçambique ache o acto repugnante, aguarda a decisão do Comando-Geral da PRM, para tomar medidas.