Segunda-feira, Setembro 27, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioDicasComo controlar a hora sem consultar um relógio

Como controlar a hora sem consultar um relógio

- PUBLICIDADE -

Saber ler as horas sem o uso de meios convencionais (relógio, celular), somente usando tácticas naturais, ou seja, entrando em contacto com o sol é uma habilidade importante.

Quando bem conhecemos um lugar é ainda mais fácil ter a noção da hora sem consultar a um relógio, por exemplo: em uma casa que o quintal não esteja coberto, é possível saber que horas são a partir das partes sombreadas pelo sol, pelas inúmeras vezes que já assistimos o fenómeno. Há quem sabe que se a casa estiver sombreada até ao meio já sejam 14 horas, e assim vai, dependendo da experiência já havida.

Mas há estratégias infalíveis que podem nos deixar a par da hora mesmo em lugares que sejam de pouco domínio, bastando estar em um lugar totalmente aberto e que nos dê uma visão completa do sol.

Se consegui contemplar o sol na sua totalidade, o passo a seguir é alinhar a mão com o horizonte. Mantendo o braço bem firme com o pulso dobrado e a parte interior da mão virada para você como sé fosse um espelho. A escolha da mão que vai flexionar ao horizonte é aleatória. O polegar deve ser escondido na parte interior da mão, pois, pela sua grossura é praticamente impossível alinha-lo aos demais enquanto que o dedo mínimo deve estar alinhado directamente entre o céu e a superfície terrestre.

Depois deste exercício, sobre a mão virada ao horizonte, coloque a mão livre por cima, deixando assim uma mão em cima da outra até a de cima se nivelar à altura do Sol, sem ultrapassá-lo. Deve se ter atenção na contagem dos dedos enquanto mantém as mãos desse jeito, qualquer mexida das mãos pode atrasar ou mesmo impossibilitar a descoberta da hora.

Para finalizar, conte o total de dedos, levando em consideração que cada dedo corresponde à 15 minutos depois do pôr do sol, tendo já alcançado o topo do Sol, conte quantos dedos se encaixam no espaço entre o Sol e o horizonte. Depois é só multiplicar  o número de dedos encaixam os entre o Sol e o horizonte por 15 para saber o horário.

É possível que este  método tenha leves variações dependendo da largura dos dedos, mas a hora estará sempre bem aproximada a hora exacta.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here