Segunda-feira, Outubro 18, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioDicasComo funciona o negócio de terrenos em Moçambique

Como funciona o negócio de terrenos em Moçambique

Este artgio serve como guia para aprender como comprar um terreno em Moçambique, com isso pretendemos ajudar a sociedade a saber lhe dar com situações acima mencionados.

- PUBLICIDADE -

Adquirir um espaço ou terreno, como vulgarmente chamamos, tem sido um processo um pouco complexo, muitas das vezes devido à quantidade de intervenientes envolvidos na compra e venda deste.

Na maioria dos casos, o processo é intermediado por alguém que conheça os interessados nos negócios. Por exemplo, o sujeito X deseja comprar um espaço, seja para fins comerciais ou habitacionais e comenta com Y a sua necessidade, a fim de que ajude a achar um espaço estratégico e acessível, este por sua vez, o Y, entra na busca a favor do X, intervindo com um sujeito Z. Depois do Y e Z se acertarem, o Y apresenta um ao outro, para que tratem do processo burocrático do negócio.

Acordados os valores entre as duas partes mais interessadas, há possibilidade de se fazer um desconto ao comprador, dependendo da forma como pretende pagar. Se o pagamento for a vista, o vendedor pode descontar uma média de 20% do valor total e se o valor for à parcela a possibilidade da redução do preço é que totalmente nula.

Para que o novo proprietário comprove o espaço já é seu, o vendedor faz um documento administrativo (declaração) passando o terreno para o nome do comprador e leva-o ao chefe de quarteirão, o que também ajuda a impedir o vendedor a voltar a vender para um segundo comprador.

Feito com sucesso o negócio, independentemente da maneira do pagamento acordado pelas partes, vendedor e comprador, o Z que é o vendedor da ao Y que é o intermediário, uma quantia que muitas vezes é chamada por Comissão, pela busca de clientes.

Algumas vezes tem havido confusões quando se adquiri um terreno que tenha árvores. Pois o vendedor pode omitir a condição das mesmas, sendo que no final do processo este venha a cobrar uma quantia extra pelas árvores. É necessário que ainda no processo de compra e venda o comprador tenha o cuidado de querer saber se o valor do terreno incluí-as, de modo que que se a resposta for não, os dois cheguem num meio-termo.

como comprar terreno em Moçambique

Para selar a recepção do terreno, o novo proprietário deve lobola-lo, levando cinco litros de vinho e cinco mil meticais para o chefe do quarteirão.

Embora seja corrente esse tipo de negócio, a Constituição da  República de Moçambique, diz que a terra é propriedade do Estado e não pode ser vendida, ou por qualquer outra forma, alienada, hipotecada ou penhorada. Como meio universal de criação da riqueza e do bem-estar social, o uso e aproveitamento da terra é direito de todo povo moçambicano. Mas pela demora da liberação de terrenos requeridos no governo, muitos optam em comprar de quem mais dispõe de terra.

NB: Este texto serve como guia para aprender como comprar um terreno em Moçambique, com isso pretendemos ajudar a sociedade a saber lhe dar com situações acima mencionados.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here