Durante a cerimónia Economic Briefing, organizada pelo Standard Bank, empresários brasileiros manifestaram interesse em investir no agronegócio em Moçambique, uma vez descoberto o potencial agro-ecológico e as oportunidades que o País oferece no sector.
O evento teve espaço em plataformas online. Tinha como objectivo apresentar o ambiente e as perspectivas macroeconómicas, assim como as oportunidades de investimento existentes em diversos sectores no nosso país, aos empresários com interesses em Moçambique.
Segundo o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha “Estes investimentos constituem uma oportunidade ímpar para as empresas moçambicanas e brasileiras, e esperamos que ajude a tomar as melhores decisões em relação às áreas de investimento”, disse.
Por seu torno, Natália Dias, directora-geral do escritório do Standard Bank no Brasil diz que os projectos de Gás Natural desenvolvidos na bacia do Rovuma, vão alavancar Moçambique ao topo cinco dos maiores produtores e fornecedores desse precioso recurso energético no mundo, impulsionando a economia do país no seu todo. “É um momento histórico para Moçambique, por isso organizamos este evento para partilhar as informações sobre as oportunidades de investimento, bem como a experiência do Standard Bank, que tem sido parceiro de diversas empresas multinacionais (incluindo brasileiras) e do Governo local”.
Foram de igual modo apresentadas questões referentes às taxas de juros aplicáveis ao sector, os vínculos existentes entre os produtores, a indústria e o mercado consumidor, ao escoamento, aos incentivos oferecidos pelo Governo a quem pretende investir no sector, entre outras.