A banda IKWAZUNI apresenta hoje, a sua mais nova criação, no hotel VIP, sala Licungo, na cidade de Maputo, pelas 10 horas.
O grupo é proveniente da zona norte do país, concretamente da província de Cabo Delgado. Afirma que com o novo álbum “Moçambique Yethu” pretende-se conscientizar os moçambicanos em matérias de amor à pátria, solidariedade, bom senso, harmonia social, fraternidade, respeito recipróco, e apreciação de ensinamentos dos mais velhos enquanto bibliotecas vivas.
“Insere-se nas iniciativas cujo intuito é criar narrativas alternativas, de modo a combater a violência extremista e criar coesão social no seio da sociedade moçambicana”.
IKWAZUNI significa órfão em emakhuwa, grupo composto por 7 integrantes desde a sua criação em 2002, e até aqui já tem 56 músicas gravadas, das quais 12 são do recente álbum a ser lançado hoje e, uma das músicas carrega o título do álbum. “Moçambique yethu” é um grito contra as coisas que vão mal na sociedade moçambicana, sem deixar de lado os efeitos da guerra que estão a gerar terror na província de Cabo Delgado.
São nomes dos integrantes do IKWAZUNI: Yahaya Antanásio Alberto (vocalista, percurssionista), Osvaldo Manuel Estevão (viola solo e contra solo), Fernando Salomão Bila (viola ritmo), Sérgio de Jesus Santos Mahumane (baixista), Osvaldo Basílio (Baterista), Vergínia Matias Dimaka (corista), Isidora Fernando Zeferino (corista).