Terça-feira, Janeiro 19, 2021
Inicio Entretenimento Biografia da Marllen Preta Negra
- PUBLICIDADE -

Biografia da Marllen Preta Negra

Marlene Julieta Ngoenha Matingane, conhecida como Marllen ‘Preta Negra’, nasceu em Maputo, no sul de Moçambique, em 1983. Dada curiosidade, aos 15 anos de idade iniciou a carreira artística no teatro, como atriz em companhias teatrais: “Mbeu”, “Mutumbela Gogo”, “Intyso” e “Mahamba”, dando vida ao mesmo tempo que actuava a cantora hoje internacionalmente conhecida.

Simultâneo, iniciou o percurso como cantora, dançarina e guitarrista, durante as suas actuações. Porque dançar era uma arte nata da Marllen, aos 18 anos criou anos seu próprio grupo de dança, “Kina Fusion”, e participou em um concurso televisivo designado “Fantástico”, que a tornou popular.

Já com a imagem feita no meio social, em 2005 Marllen gravou a sua primeira música original, com o título “Ximate”, a qual destacou-se como canção polular merecendo premiação no programa “N’goma Moçambique”, da Rádio Moçambique.

Em 2007 passou a integrar a agência “Bang Entretenimento”, onde teve oportunidade de lançar o seu primeiro álbum, intitulado “Negra Africana”’. No mesmo ano, realizou vários espectáculos em diferentes países do continente africano como Angola e África do Sul.

Largando a Bang Entretenimento em 2008 Marllen passa a trabalhar com a agência “Celebrity Produções”, oportunidade que proporcionou o lançamento do segundo álbum, “Preta Negra”, que foi um dos maiores saltos da sua carreira. Pelo sucesso que a música preta negra trouxe, uma nova era começou na vida da Marllen, que também passou a ser conhecida como “Preta Negra”.

“Marllen Preta Negra” venceu um reality showtelevisivo, denominado “Dança dos Artistas”, em 2009, estabelecendo-se como uma das melhores artistas dançarinas moçambicanas. Naquele ano, actuou nos Estados Unidos, onde fez uma tourné por Washington, Nova Iorque e Filadélfia, participando no “Festival Acana”. Tornou-se, ainda, uma das artistas mais populares, após fazer o seguro das pernas, um dos seus principais instrumentos de trabalho nas actuações em palco.

 

Na primeira década do milénio em curso, a artista esteve em Kampala, no Uganda. Nas terras ugandesas foi indicada para participar em uma Cimeira da União Africana. Actuou em palco com a reconhecida cantora sul-africana Ivonne Tchaka-Tchaka em dueto, e foi nomeada como “Embaixadora para a Luta Contra a Mortalidade Infantil”, causa social pela qual gravou a música intitulada “Mwana” (“Criança”, em português), com a participação de Rafiya, cantora radicada nos Estados Unidos.

A artista lançou, em 2011, a primeira boneca negra em Moçambique, denominada “Boneca Preta Negra”, tendo vendido mais de cinco mil exemplares, dentro e fora do país. No mesmo ano, actuou em Berlim, na Alemanha. Em 2012, Marllen actuou na Nigéria, no “Miss University Africa”. No mesmo ano, concluiu a formação superior em Gestão Cultural, o que subsidiou a sua carreira artística.

Um ano depois, Marllen gerou o seu primeiro filho, distanciou-se temporariamente dos palcos. Durante o período, dedicou-se apenas a trabalhos de estúdio, tendo gravado a sua música de sucesso: “Mutxado” (“Casamento”, em português).

Marllen casou-se e regressou aos palcos, em 2014. No mês de Agosto, participou no reality show musical “Coke Studio Africa”, na cidade de Nairobi, no Quénia, onde colaborou com vários produtores e artistas africanos com os quais teve participações em quatro músicas.

No final de 2014, gravou e promoveu uma das músicas de maior êxito na sua carreira, intitulada “Filho”, em homenagem ao seu filho, na qual instiga a valorização da maternidade, tendo atingido mais de 100 mil partilhas nas redes sociais, por todas as faixas etárias.

No princípio de 2015, devido à situação das inundações que afectaram as regiões centro e norte de Moçambique, Marllen gravou a música “Swivanga Xirilo” (“Cheias Provocam Choros, em português) e iniciou uma campanha beneficente, denominada “AJUDA MOÇAMBIQUE”, para sensibilizar e angariar apoios às vítimas das inundações. Em Março, visitou as zonas afectadas pelas cheias, e distribuiu os bens angariados na sua campanha beneficente, tendo contado com a colaboração de organismos públicos e privados.

A música “Filho”, viria a ser laureada, em Outubro de 2015, com o prémio “Melhor Música Ligeira” no Mozambique Music Awards.

Em Janeiro de 2016, Marllen abriu um “Spa” para crianças, como forma de explorar a vertente empresarial através do uso da sua imagem reconhecida e satisfazer um público infantil, o qual constitui uma das suas maiores paixões. Marllen aliou aquele investimento ao registo da sua marca “N`wana Spa da Preta Negra”.

Este ano (2016), Marllen foi mãe pela segunda vez, dedicando-se à composição e gravação de novos temas musicais, bem como a actividades sociais de apoio à mulher. Actualmente, tem no mercado o seu terceiro álbum discográfico independente intitulado, “Filho”.

Em 2018, lá pra o final do ano lançou a música “ Tsema Lembe, se tornou em uma febre infalivéis para a transição dos últimos anos.

Participou no ano passado da música “Hi good” do Mr. Bow, que por sinal também foi um sucesso por retratar de um mundo mais real. Mas também gravou musicas como Xikwembo xanga, Sarangani, já disponivéis no mercado.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -
Top Stories

XipalaPala podcast

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Fundo Global doa 8,54 biliões para combater tuberculose e malária no mundo

O Fundo Global assinou 157 doações para programas de salvamento de vidas de pessoas com HIV, tuberculose e malária....

COVID-19: AU reserva 270 milhões de doses de vacina para África

A União Africana (UA) reservou 270 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus que serão distribuídas no...

Cirurgias de cataratas reduzem para metade em Moçambique

O número de cirurgias de catarata no país reduziu de 10 mil em 2019 para cinco mil em 2020....

Cerca de 260 milhões de pessoas fazem suas casas de escritórios no mundo

Cerca de 260 milhões de pessoas no mundo faziam suas de escritórios antes da pandemia da COVID-19. Os números...

COVID-19: África garante cerca de 300 milhões de doses da vacina

África garante cerca de 300 milhões de doses de vacina contra a COVID-19. A acção foi considerada o maior...

Mr. Bow homenageou o melhor mestre de sempre Tabasily com Cheque de 100 mil meticais

Mr. Bow lançou, esta quinta-feira, na cidade de Maputo, o seu mais recente trabalho discográfico. Intitulado Story of my life, o disco é constituído por...

Cantora Lizha James revelou que testou positivo para Covid-19

A Diva Lizha James testou positivo para Covid-19, depois de ter manifestado um mal-estar ligeiro. A notícia foi partilhada através de um comunicado de imprensa...

“Artístico Music”: Novo estúdio de captação e masterização

A cidade de Maputo conta com mais um estúdio de captação e masterização, cujo proprietário é o cantor Valter Artístico,  desde terça-feira (25/08). Com esta...

Banda Ikwazuni lança hoje o álbum Moçambique Yethu em Maputo

A banda IKWAZUNI apresenta hoje, a sua mais nova criação, no hotel VIP, sala Licungo, na cidade de Maputo, pelas 10 horas. O grupo é...

Músicos comemoraram 113 anos da Cidade da Beira

Alusivo a passagem do 113 aniversário da capital de Sofala, Beira como cidade, realizou-se ontem, um concerto de celebração que teve a participação de...

Artistas moçambicanos que ainda não fizeram Live [Directo] nas redes sociais

A nova realidade trazida pelo novo CoronaVírus forçou a reinvenção de artistas de todas camadas, (música, teatro, poesia, etc.), tendo como único saída a...

Estreia hoje “Arte no Quintal” na RTP ÁFRICA

O Ministério da Cultura e Turismo (MICULTUR) leva o projecto “Arte no Quintal” à transmissão televisiva internacional, RTP ÁFRICA, no formato de programa, que estreia...

Valdemiro José assina contrato com MUSSIKA

O cantor moçambicano Valdemiro José, foi intitulado Chanceler da plataforma cultural MUSSIKA, no início de Agosto corrente. A assinatura do contrato teve lugar nas...

Melancia de Moz declara estar grávida de quatro meses

A cantora Melancia de Moz declarou no canal top Tv, no programa Hora Jovem estar grávida de sensivelmente quatro meses. Segundo ela, os médicos...

A solução para pirataria é a aderência de discos originais, afirma Lizha James 

"A pirataria, um mal que, embora antigo, continua a preocupar o grosso dos músicos moçambicanos, é um fenómeno cuja prevenção e combate depende, exclusivamente,...
- PUBLICIDADE -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here