Existem em Moçambique mais de 20 grupos linguísticos e eles são contrários ao Português largamente falado, especialmente nas zonas urbanas e actualmente cerca de 45% da população fala Português.
Localização Geográfica de Moçambique
Moçambique estende-se ao longo da costa Sudeste Africana entre a República da África do Sul e a Tanzânia, numa distância de aproximadamente 2 500 km. Faz fronteira com a República da África do Sul, Swazilândia, Zâmbia, Malawi e Tanzânia. Possui uma área total é de 799.380 km2.
O clima é sub-tropical até tropical (de sul para norte) , com uma estação chuvosa, quente e húmida de Novembro a Abril, e uma estação seca e fresca de Maio a Outubro. A parte Sul sofre de secas cíclicas. Vários rios cruzam o país no seu percurso para o Oceano Índico, em particular o grande Zambeze, assim como os Rios Limpopo, Rovuma e Save.
A população total é de mais de 23 milhões habitantes, distribuídos por 11 províncias e a cidade de Maputo, 128 distritos, 394 postos administrativos, 1.072 localidades e 10.025 aldeias. Por razões geográficas, económicas e históricas, estas províncias distribuem-se por três grandes regiões: a região Norte, que compreende as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula; o Centro, com as províncias da Zambézia, Tete, Manica e Sofala e a região Sul, que inclui Inhambane, Gaza, Maputo Província e Maputo Cidade.
Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. É também o principal centro financeiro, corporativo, e mercantil, do país. Localiza-se no sul do país, na margem ocidental da Baia de Maputo.
A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem também, desde 1980, o estatuto de província. A língua principal falada em Maputo e zona sul é xichangana, é sobre ela que falaremos no próximo artigo.