Quarta-feira, Agosto 12, 2020
Inicio Hábitos e Costumes Moçambique: Formas de poder na cultura Sena

Moçambique: Formas de poder na cultura Sena

Em relação ao casamento, os sena são virilocais. Além disso, os sena gozam de endogamismo, a regra de casamento que obriga o individuo a escolher seu cônjuge dentro do mesmo grupo (local de parentes, de status, etnia etc.) ou outro grupo a que pertença.

Normalmente o rei ou régulo aponta um filho que lhe concede hábil para tomar a herança do pai. Geralmente tem sido o filho primogénito, mas no caso de morrer antes de apontar o filho, os saphandas e mathubo reúnem-se para escolher o filho do rei capaz de lhe suceder.

No dia de empossamento organizam-se cerimónias acompanhadas de muita festa, onde não falta bebidas como sura, cabanga e nipa.

Eles observam na generalidade os cultos da possessão por espíritos, faz suspeitar que, originalmente  entraram na constituição destes sub-grupos povos de extracto chona-caranga.

Em relação ao casamento, os sena são virilocais. Além disso, os sena gozam de endogamismo, a regra de casamento que obriga o individuo a escolher seu cônjuge dentro do mesmo grupo (local de parentes, de status, etnia etc.) ou outro grupo a que pertença.

Segundo Gouveia Osório, nos senas “podzo” distingue-se as seguintes fases de casamentos: Lupato-declaração; Pete- confirmação do ajuste; entrega de importância acordada; Malimbico-transição do namoro para o noivado oficial; Maxunguzo-pedido formal apresentado pelos pais do noivo, com oferendas de dinheiro, bebidas, panos etc.; Gogodo-lamento ritualizado da mãe da noiva, feito perante o noivo, com o fim de lhe solicitar presentes; Sembwene-pagamento de honorários devido às anciãs que ministram a noiva os ensinamentos tradicionais.

Quando se chega o tempo de escolher mulher para casar, o sena dirige-se a um amigo, o nhacubuzira e encarrega-o de procurar a rapariga escolhida e de a informar sobre as suas pretensões.

A escolha recai numa rapariga que seja da sua raça, mas da família diferente. Estes factos são ainda reminiscências do totenismo e a escolha “endogamismo”.

No caso de ser correspondido dirige-se então a uma mulher que possa ser sua madrinha ou encarregada das “demarches” junto dos pais da futura noiva.

Aceite o genro, portanto é submetido a uma cerimónia de “pedir serviço”, que é uma tradição que consiste em o noivo, antes de casar, servir os sogros por alguns anos.

Hoje, a exigência dos pais da noiva compreende, duma maneira geral, a construção duma palhota, ou ajuda na reconstrução de algo que necessite.

Para os sena, no dia de casamento, isto é, em que a noiva vai deixar a casa paterna, as amigas e parentes vem despedir-se, trazendo-lhe presentes, que são os mais variados e conforme as posses de cada um oferecendo a mão, por sua vez, alguns cestos de cereais.

Organiza-se, o cortejo que conduz a futura esposa à casa do marido. Quando chegam despedem-se e desejam-lhe muitas felicidades.

A tia do noivo é que conduz a rapariga à sua palhota e, ali, despe-a e deita-a numa esteira sobre um lençol ou pano branco, onde fica à espera do marido que permanece numa palhota próxima. Depois o noivo vai na palhota onde se encontra a noiva para realizar o primeiro acto sexual. Findo o acto sexual, o noivo sai da palhota e junta-se ao grupo que festeja as suas bodas. Entretanto, a tia e outras mulheres vão verificar se consumou o acto e a noiva estava ou não virgem.

Apoderam-se do despejo e saem da palhota em grande algazarra, mostrando o pano , como a forma de comunicar a todos que ela era pura.

As cerimónias das festas nem sempre se verifica, porque muita das vezes a noiva já esta desflorada e este facto não é para que o casamento não se realize.

Ficando a viver juntos, existem ainda, na vida de casados algumas pequenas cerimónias, que pelo facto da mulher estar grávida não deixa de manter relações sexuais com o marido, que só em estado adiantado de gravidez o deixa de fazer.

O marido que tratava a sua esposa com especial carinho podia ser obsequiado pelos sogros com oferta de uma segunda mulher geralmente irmã ou próxima parente da primeira. Este tipo de matrimónio, por ximbire é isento de pete. Leia a seguir a forma de concepção de família do povo sena.

Receber notícias por e-mail

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -
Top Stories

XipalaPala podcast

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Moçambique continua necessitando de ajuda humanitária para vítimas do terrorismo em Cabo Delgado

Embora estejam cada vez mais pessoas a se solidarizar com as vítimas dos ataques dos insurgentes em Cabo Delgado,...

Mais de 10 mil agentes de saúde foram infectados pelo coronavírus em África

A Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou na última semana sobre a ameaça da COVID-19 nos profissionais de saúde...

Uma em cada 40 pessoas foi exposta ao novo coronavírus em Pemba

Uma em cada 40 pessoas foi exposta ao novo coronavirus em Pemba, os dados constam do relatório do Inquérito...

Pandemia da COVID-19 pode comprometer o combate à Tuberculose

As autoridades de saúde moçambicanas esperam diagnosticar 103 mil casos de tuberculose este ano, contra 97 mil em 2019....

HCM cancela cirurgias devido a insuficiência de sangue

O Hospital Central de Maputo (HCM), está a cancelar cirurgias, devido a redução do número de dadores de sangue...
- PUBLICIDADE -

Como é a Gravidez na cultura Macua – Moçambique

O tempo de gravidez é considerado  situação de crise  e mesmo de doença. O que está a formar-se no seio materno é algo de...

Família na cultura Macua – Moçambique

Nas sociedades tradicionais em Moçambique, cada fenómeno humano representa um facto importante para a população, é neste âmbito que o nascimento nos macuas é...

Casamentos e Cerimónias fúnebres dos machanganas

Quando um homem está interessado por uma Mulher, tem de  falar para os seus pais, em seguida interpela-se à família que a moça pertence, por...

Crenças e mitos dos machanganas

No respeitante a atribuição de nomes, temos o seguinte aspecto, na cultura changana para atribuição do nome a uma criança recém nascida existem dois...

Hábitos e costumes dos machanganas

Existem em Moçambique mais de 20 grupos linguísticos e eles são contrários ao Português largamente falado, especialmente nas zonas urbanas e actualmente cerca de 45%...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here