Origem do Xichangana e suas características

0
2329

Xichangana é uma língua de origem “bantu”, falada na região sul de Moçambique, exactamente na província de Gaza e na  província de Maputo, nos distritos de Magude, Moamba e em algumas localidades ou arredores do distrito da Manhiça. Nesse caso tratar-se-á da comunidade de Maputo.

Xichangana é uma língua que pertence a zona S, grupo linguístico S50-Tsonga, do código linguístico S53. É uma das diversidades da língua “bantu”com traços de parentesco com outras da mesma origem, além disso é uma língua de classe e de concordância.

Quanto á religião está mais ligada a religião cristã, Zione/ Sião, Católica, Evangélica/ Pentecostal, Islâmica e Anglicana.

Comparando os censos de 1997 e 2007, verifica-se redução no número de pessoas que dizem não pertencer a qualquer seita religiosa, passando de 15,9% em 1997 para 14,3% em 2007.

Foi verificado também redução no número de pessoas pertecentes a  Igreja Zione, uma seita religiosa que constitui uma miscelânea entre o cristianismo e crenças animistas tradicionais, de 38,7% em 1997 para 25,2% em 2007.

O número de católicos, por sua vez, aumentou de 21,6% em 1997 para 23,1% em 2007. Os muçulmanos passaram de 4,6% para 5,3%, enquanto que os protestantes dobraram de 1997 para 2007, atingindo 21,2%.

Os machanganas são exímios dançarinos, possuindo por isso mesmo, um vasto leque de danças: Xigubo, Ngalanga, Xingomani, Makuaela e Makuai.

Os machanganas possuem uma gastronomia própria, que varia da matapa, cacana, xiguinha, macofo (couve) e nhangana.

A matapa é feita a partir de mandioca e água de coco e amendoim. A cacana, é usada para a alimentação e para fins medicinais, sobre tudo em infusão. E é muito usada pelas mulheres amamentando, pois acredita-se possuir propriedades que aumentam capacidade da mulher produzir leite.

A xiguinha é preparada a partir de tubérculos de mandioca e folhas de cacana, feijão nhemba e fruta de cacana. No texto a seguir vamos nos debruçar sobre casamentos, lobolo e cerimónias fúnebres dos machangas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui