Desfile Vodacom Mozambique Fashion Week na 38ª edição do Portugal Fashion

Desfile Vodacom Mozambique Fashion Week na 38ª edição do Portugal Fashion

0
SHARE

No âmbito da parceria criada em 2015 entre o Vodacom Mozambique Fashion Week e o Portugal Fashion, vimos por este meio anunciar a participação dos estilistas moçambicanos Shaazia Adam, Omar Adelino e da dupla Ideias a Metro na próxima edição do Portugal Fashion, que decorrerá na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 17 e 19 de Março.

O desfile do Vodacom Mozambique Fashion Week será dia 18 de Março,  pelas 17h30, na Alfândega do Porto,  e aqui serão apresentados 12 looks de cada criador.

A primeira coleção a entrar na passarelle será a das Ideias a Metro, formada pela dupla Carla Pinto e Nela Avelar. Com um percurso extenso, iniciado em 2005 em Cuamba, na província de Niassa, seguiu-se o lançamento do blog Ideias a Metro para a venda das suas primeiras peças de roupa.

DSC05749

Desde então, esta dupla tem participado em diversos projetos entre Portugal e Moçambique, as suas coleções começaram a estar à venda em várias lojas em Lisboa e Maputo e o seu trabalho foi objeto de vários artigos e reportagens nos principais meios de comunicação dos dois países, nomeadamente nas revistas Vogue Portugal, Visão e Time Out, nos jornais Correio da Manhã, Jornal de Negócios e Savana e nos canais de televisão RDP África, RTP Internacional e SIC.

Esta estação, a dupla Ideias a Metro apresenta uma coleção assente no seu conceito base – peças de roupa modernas, urbanas e exclusivas feitas a partir de tecidos tradicionais africanos (que lhes valeu ser a primeira marca de roupa moçambicana a receber o selo de qualidade “made in mozambque ­– prudly mozambican“, atribuído pelo Ministério do Comércio e da Indústria de Moçambique) – mas com uma vertente muito boho-chic.

Omar Adelino, vencedor do prémio Best Young Designer, do Vodacom Mozambique Fashion Week 2015, será o segundo participante deste desfile.

Com um percurso profissional bastante recente, Omar desde cedo que se evidênciou pela união entre a sua criatividade e uma extrema qualidade das confeções e materiais. Usando igualmente como base a capulana, o estilista consegue transformar este material tradicional em deslumbrantes looks repletos de glamour. Misturando tecidos nobres ou acrescentando pedras e missangas ou, ainda, aplicações em renda, as criações de Omar Adelino dão à mulher moçambicana todo um novo look sofisticado, moderno e elegante, que se adapta na perfeição de Nova Iorque a Maputo, passando por Paris e Milão.

A encerrar este desfile estará Shaazia Adam, já conhecida pela sua elegância e sofisticação urbana. Com 25 anos, esta estilista moçambicana, apesar de bastante jovem, revela um percurso extensamente internacional. Estudou no célebre escola italiana, Istituto Marangoni, com sede também em Londres, foi estagiária no atelier do gigante da moda inglesa, Alexander McQueen, e as suas criações vestem algumas das mais importantes personalidades moçambicanas. Em Novembro de 2015, todo este processo de crescimento e aprendizagem culminou na abertura da sua Falgship store em Maputo.

1001598_1233650403330753_2044555335695970254_n

Com várias participações no Vodacom Mozambique Fashion Week, Shaazia Adam é já uma das designers estabelecidas mais esperada a cada nova edição.

A coleção que irá apresentar neste desfile terá por base a coleção apresentada na 11ª edição do Vodacom Mozambique Fashion Week, mas serão apresentadas novas peças, ainda mais urbanas. Inspirada pelo filme Factory Girl e por Edie Sedgwick, Shaazia leva-nos a viajar pelo mundo romântico e delicado dos tons pastel e dos padrões florais, onde sobressaem silhuetas de look 60’s, criadas através de saias fluídas e rodadas, cropped tops, calças estruturadas e largas e blazers extra large. A completar este bouquet de glamour e sofisticação, aplicações únicas de pedras e brilhos nas golas, bolsos e linha da cintura.

Além destes três estilistas há ainda que salientar a presença de duas modelos moçambicanas que desfilarão o primeiro e último look de cada designer. Afssa Dauto é uma das new faces de moçambique que devemos ter em atenção e que promete surpreender pelo seu talento, presença, carisma e elegância na passerelle. Leonor Luís é a outra modelo, com mais experiència profissional e neste momento a residir em Portugal, agenciada pela agência Best Models do Porto. Do seu 1,80 m de altura e olhar enigmático, Leonor promete ser a ser sensação deste segundo dia do Portugal Fashion.

Resumindo, um desfile que vale a pena não perder e onde estarão presentes 3 coleções que põe em destaque o que melhor se faz em Moçambique em termos de moda e que nos faz acreditar no projeto Vodacom Mozambique Fashion Week.

LEAVE A REPLY