Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasBarragem de Macarretane pronta para abastecer água a 12 mil produtores

Barragem de Macarretane pronta para abastecer água a 12 mil produtores

O Presidente da República, Filipe Nyusi,  inaugurou hoje, as obras de reabilitação da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwé, província de Gaza.

- PUBLICIDADE -

O Presidente da República, Filipe Nyusi,  inaugurou hoje, as obras de reabilitação da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwé, província de Gaza.

As obras tiveram início  em Fevereiro do ano passado e o objectivo era a reparação de parte da estrutura que sofreu corrosão causada pelo excesso da  descarga de água a partir de 2000.

Com a reabilitação feita, está garantida a estabilidade da estrutura e o abastecimento de água a cerca de 12 mil produtores do Regadio de Chókwè.

Uma vez que a barragem foi construída na Bacia do Rio Limpopo, duas pontes, uma delas que é rodoviária e outra terrestre, Filipe Nyusi destacou a importância estratégica daquela infra-estrutura para a economia da província, em particular, e o país em geral.

“No ano passado, quando decidimos reabilitar essa barragem, sabíamos que se tratava de um trabalho crucial para o desenvolvimento desta região. Os distritos de Mapai, Chicualacuala, Mabalane dependem desse projecto. Por aqui passam carros e comboios que dinamizam a economia da província de Gaza, sem se esquecer que esta via permite a ligação com o Zimbabwe”, explicou Filipe Nyusi na sua intervenção, e em seguida falou da importância que a barragem tem para o sector agrícola.

“Estamos também numa zona altamente produtiva, que precisa ser tratada com toda a seriedade para assegurar o desenvolvimento da província de Gaza e de Moçambique em geral. Estamos satisfeitos porque esta infra-estrutura poderá garantir a irrigação entre 30 e 35 hectares de áreas de cultivo no Regadio de Chókwè. Vai também assegurar a irrigação de 19 hectares no Baixo Limpopo. Essa mesma água pode ser aproveitada para o consumo humano e do gado”, descreveu o Chefe de Estado.

As obras de reabilitação da Barragem de Macarretane custaram certa de 8 milhões de dólares financiados pelo Governo, com apoio do Banco Mundial.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here