Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasConsultora FocusEconomics estima recessão em Moçambique pela primeira vez em 30 anos

Consultora FocusEconomics estima recessão em Moçambique pela primeira vez em 30 anos

A consultora FocusEconomics considera que a economia de Moçambique vai registar este ano um crescimento negativo de 1,3%, o que acontece pela primeira vez em quase 30 anos, devido aos efeitos da pandemia de COVID-19

- PUBLICIDADE -

A consultora FocusEconomics considera que a economia de Moçambique vai registar este ano um crescimento negativo de 1,3%, o que acontece pela primeira vez em quase 30 anos, devido aos efeitos da pandemia de COVID-19.

“A economia deverá contrair-se este ano pela primeira vez em quase três décadas devido às consequências da pandemia”, escrevem os analistas no mais recente relatório sobre as economias africanas.

Segundo um documento enviado aos clientes, a economia moçambicana deverá entrar em território negativo este ano, mas “deverá recuperar de forma sólida em 2021″, ano em que deverá registar um crescimento de 2,9%.

“As exportações, especialmente de carvão e alumínio, deverão cair face ao abrandamento da procura externa, e o considerável peso da dívida pública também prejudica as perspectivas de recuperação da economia”, alertam os analistas.

Antecipando uma subida da inflação para 3,2% este ano e 4,1% em 2021, A FocusEconomics escreveu ainda que o sentimento económico, que reflecte a confiança dos agentes económicos, caiu novamente em Julho, o quinto mês consecutivo de queda e registou o pior resultado da série, num contexto de degradação dos indicadores sobre o emprego, nomeadamente nos sectores dos transportes e da construção”.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here