O mundo deve distribuir de forma equitativa a vacina contra a COVID-19. O alerta foi feito esta segunda-feira pelo director-greral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O chefe da OMS disse que, até o momento, 49 países de alta renda já começaram a vacinar a população, com 39 milhões de doses de vacinas administradas.
Segundo Ghebreyesus, o único país de baixa renda que já começou a vacinar é a Guiné-Equatorial, com apenas 25 doses de vacinas distribuídas. Tedros Ghebreyesus lembrou da distribuição da vacina contra a gripa A, em 2009. Segundo Tedros, as nações pobres tiveram o acesso às vacinas da gripe A depois do fim da circulação do vírus.
O director-greral da OMS reconheceu que haverá vacina suficiente para todos. Ghebreyesus admitiu também que necessário trabalhar como uma família global para priorizar os que correm maior risco de doenças graves e morte, em todos os países. Dados divulgados pela Agence France-Presse, esta segunda feira, indicam que os Estados Unidos encabeçam a lista dos países com mais vacinas distribuídas, com 12,28 milhões de doses, seguido da China com 10 milhões de doses.