Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasCOVID-19: Resposta à pandemia impede o acesso das populações a serviços de...

COVID-19: Resposta à pandemia impede o acesso das populações a serviços de saúde

África regista, nas últimas 24 horas, um número de curados da COVID-19 superior ao de novos casos de infecção

- PUBLICIDADE -

A resposta à pandemia de COVID-19 está a impedir o acesso das populações a serviços de saúde para outras doenças e a paralisar programas de tratamento de doenças como o HIV/sida ou a tuberculose. O constatação é de um estudo realizado em Agosto, pela “Partnership for Evidence-Based COVID-19 Response” (PERC), envolvendo 24 mil participantes em 18 países africanos, incluindo Moçambique.

Os dados do estudo revelam ainda que cerca da metade 44 por cento dos inquiridos com necessidade de cuidados médicos adiaram ou faltaram a consultas e uma percentagem semelhante 47 por cento referiu ter dificuldades de acesso a medicamentos. Ainda de acordo os resultados da pesquisa, sete em cada 10 inquiridos reportaram que o seu rendimento familiar na semana anterior à realização do estudo era menor em comparação com a mesma altura do ano passado e a mesma proporção reportou problemas de acesso a alimentos 72 por cento. Para o médico em saúde pública e presidente da “Resolve to Save Lives”, Tom Frieden, em África, os impactos indirectos serão provavelmente muito maiores do que os impactos directos do vírus que causa a COVID-19.

SABIA QUE…
Se o bebé apresentar uma cor amarela no corpo e nos olhos nas primeiras 24 horas após o parto, e não desaparecer depois de alguns dias, pode ser um problema de saúde? A forma mais fácil de ver se o bebé tem uma coloração amarela é pressionar a planta do pézinho do bebé com um dedo, e depois largar. Se a cor da planta do pé é amarelada, pode ser um sinal de perigo. Leve de imediato o bebé para a Unidade Sanitária e amamente-o com mais frequência.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here