Quinta-feira, Setembro 16, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioDestaqueDoença fatal do peixe ameaça negócio de pescadores em Moçambique

Doença fatal do peixe ameaça negócio de pescadores em Moçambique

A Sindrome Ulcerativa Epizoótica, doença dos peixes foi constatada no mês de Julho findo, no vizinho Malawi. Esta doença dos peixes é causada por uma bactéria chamada 'aphonomyces invadans' e pode condicionar 100% da mortalidade na produção aquaculture.

- PUBLICIDADE -

A Sindrome Ulcerativa Epizoótica, doença dos peixes foi constatada no mês de Julho findo, no vizinho Malawi. Esta doença dos peixes é causada por uma bactéria chamada ‘aphonomyces invadans’ e pode condicionar 100% da mortalidade na produção aquaculture.

Mesmo não comprometendo a saúde do homem, as autoridades moçambicanas apelam ao não consumo de peixes encontrados em rios, devido a eclosão de uma doença letal neste marisco.

A doença pode atacar entre 50 a 100 mil espécies diversas de peixe. O director de pesquisa e aquacultura no Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Rafael, de Moçambique, ontem durante uma conferência de imprensa acerca da EUS, colocou activa a “vigilância epidemiológica passive”, o que significa que os extensionistas devem vigiar e reportar algum vestígio da doença nos rios nacionais. “Havendo algum sinal vamos colher a amostra e pesquisar”.

Referiu-se também Rafael que medidas de isolamento serão adoptadas em regiões nacionais que se detectar a EUS. “Caso a doença chegue a Moçambique, a zona afectada vai ser isolada, havendo a proibição da pesca, transporte e venda do peixe da região, além da proibição do uso do mesmo material para pescar noutras regiões”.

 

Desde a primeira descoberta dessa doença dos peixes em Japão a quase 50 décadas, a mesma vem se alastrando em quase todo mundo.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here