Como medida de combater a propagação da covid-19 o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, decidiu interditar vários lugares públicos e de Lazer, incluindo as praias, limitando assim aglomerações desnecessárias.
Desde a tomada dessas medidas no mês de Março a polícia tem sido citada em vários escândalos e até envolvimento em mortes.
Pela necessidade de se colocar a economia a funcionar, desde o mês de Agosto algumas medidas foram relaxadas, e no ultimo pronunciamento o PR, Nyusi deu a saber que até dia 15 de Setembro poder-se-a voltar a frequentar á praia, e se antes da data marcada alguém se fizer neste lugar devem ser tomadas medidas para sanar a desordem.
O que intriga a alguns, é o facto de perceber que essas medidas não são aplicadas a todos de igual modo.
Uma fonte que não quis ser identificada, alegou que a polícia encontrou-a sentada numa bancada da praia a espera de alguém, e foi recolhido mas não foi recolhido um grupo que se identificou como “artistas” justificando a sua presença neste lugar interdito para gravação de um video clipe, aos quais foi dado a ordem de abandonar o local.
Vista a irregularidade, a nossa fonte que foi recolhida até a recepção da 13 esquadra do bairro de Triunfo, na Costa do Sol onde ficou quase 3h, apela as autoridades máximas a tomarem medidas que não dependam das classes sociais.