Alusivo a passagem do 113 aniversário da capital de Sofala, Beira como cidade, realizou-se ontem, um concerto de celebração que teve a participação de artistas como Júlia Duarte, Twenty Finger, Stewart Sukuma e Banda Nkuvo e Esaú Menezes. Com transmissão em directo na STV, levando em conta o distanciamento social.
Para a organização, o evento contou com o patrocínio da empresa Cervejas de e teve como produtor Marrabenta-vibes.
Em uma nota de imprensa distribuída aos midia, Paulo Lito Sithole, produtor e integrante da Marrabenta-vibes, afirmou que: “Uma vez mais não deixamos passar em branco a celebração dos 113 anos daquela que é considerada a segunda maior cidade do país, a cidade da Beira. Uma cidade que ferve culturalmente e que já contribuiu através da arte, concretamente a música, para elevar o nome de Moçambique”.
Já o Edil da Beira, Daviz Simango, aproveitou a ocasião para agradecer a solidariedade dos beirenses e de todos os moçambicanos, particularmente depois da passagem do ciclone Idai e pediu aos mais jovens para saberem preservar o que já foi reconstruído.
Desde a elevação da Beira à categoria de cidade, há avanços significativos, segundo residentes daquela urbe, embora não haja unanimidade na resposta por todos residentes.