- Terá inicio no primeiro trimeste do próximo ano, a construção de uma linha férrea circular, ligando a província e cidade de Maputo. Um projecto da MetroBus, financiado pelo Banco Mundial, na quantia de 80 milhões de dólares.
O principal objectivo da MetroBus é facilitar, num futuro próximo a deslocação dos cidadãos nas diversas zonas em expansão em Maputo, como também diminuir enchentes de carros particulares na estrada, usando os automobilistas o MetroBus como transporte para se fazer aos postos de trabalho, disse o representante da firma, Amade Camal, ontem na visita que efectuou ao local demarcado para o projecto.
Um dos gestores do projecto que esteve presente, Cleiton Macatenge, acrescentou que nesta linha férrea circular, os comboios passarão com regularidade em cada estação de embarque ou desembarque.
Já o governador da provincía de Maputo, Júlio Paruque, enaltece a iniciativa, pois hà aqui grande densidade populacional e muitos postos de trabalho, dentre eles: Indústrias e empresas de prestação de serviços, o que requer um sistema eficaz de transporte.
A linha férrea contemplará aproximadamente 27 quilómetrosde extensão, interligando estações de da baixa da cidade de Maputo, Matola Gare, Mozal, Boane, Albazine e Marracuene.