O Moçambola de 2021 é uma das maiores competições de Moçambique relacionada ao futebol. Muitos apaixonados por esporte seguem a disputa que hoje tem o Black Bulls na liderança com dez pontos. Os jogos dessa temporada estavam seguindo de forma que não era possível ter certeza de quem realmente ganharia a competição.
A maioria dos times tinham se destacado em algum dos jogos, mas os Black Bulls conseguiram o primeiro lugar após várias vitórias. O time teve 75% de aproveitamento no campo, já que ganhou 3 das 4 vezes que jogou. O último jogo do clube, no sábado 6 de fevereiro, terminou com empate, quando jogavam contra o Ferroviário Maputo.
A competição já teve jogos muito emocionantes e com goleadas, como o Ferroviário de Beira contra o Incomáti, que perdeu de 0 contra os 3 do Ferroviário. O jogo mais emocionante até agora pode-se dizer que foi entre o Ferroviário Nacala e o Songo, que venceu por 3 a 2 em um jogo que colocou o time em quarto lugar.
Porém, devido às condições mundiais, os jogos foram suspensos pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi. Uma boa notícia para os que gostam de futebol é que ainda sim, em vários países as competições continuam e é possível vê-las na Betway.
Vários campeonatos famosos europeus estão em alta, como a Primeira Liga de Portugal, e a La Liga, da Espanha, que testam os melhores jogadores do mundo para a Eurocopa. A Inglaterra também está vibrando com a Premier League. Além desses campeonatos muitos outros estão acontecendo e podem ser vistos na Betway.
Por enquanto, os jogadores das equipes de Moçambique não poderão treinar ou entrar em campo, o que preocupa os técnicos já que com esse tempo sem praticar mais uma vez, os esportistas podem perder a chance de se exercitar e treinar novos passes, assim como os treinadores perdem a oportunidade de ver seus atletas em campo para fazer melhorias no time.
O campeonato que apresenta 14 equipes a princípio ficará 30 dias sem nenhum jogo, e preocupa também o técnico da seleção nacional, Luís Gonçalves, que está visando um posto de acesso ao CAN, a Copa Africana de Nações.
Para Luís, esse mês sem jogos prejudica os jogadores de forma irreparável já que é preciso que eles tenham condicionamento físico e emocional para jogar contra as duas próximas equipes: Ruanda e Cabo Verde que estão agendada para o final de março. Ou seja, o treinador terá apenas alguns dias antes dos jogos para colocar a seleção em campo para treinamento.
Isso significa que é possível que os jogadores tenham que jogar em seus times usuais quando deveriam estar treinando para a seleção e vice-versa.
Não é apenas para o treinador da seleção que essa é uma situação difícil, é também um pesadelo para os treinadores locais, já que os jogadores principais podem ficar fadigados com a falta de treino em um mês e a forte atividade no outro.