Três crianças, todas de sexo feminino, com idades compreendidas entre 3 e 5 anos morreram na tarde de segunda-feira por envenenamento, supostamente protagonizado por um vizinho que sua mulher já vinha se desentendendo com a mãe das vítimas, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
Segundo testemunhas, viram o acusado, Manecas Albano, lançando para o meio da rua pacotinhos semelhantes aos de Juice coll, vulgarmente chamado morango, quando as crianças faziam o troço. As vítimas estavam na companhia do filho de Manecas, que percebendo, chamou-o de imediato para dentro de casa.
Joaquim, Pai de uma das vítimas, apesar da dor contou que “No meio da brincadeira as crianças decidiram ir apanhar frutas da época numa casa vizinha, por volta das 16h iniciaram o regresso a casa e pelo caminho apanharam dois pacotinhos de sumo em pó, abertos que estavam na estrada, perguntei os se tinham provado disseram que não . Os pacotinhos tinham cheiro esquisito que parecia com um produto usado para matar ratos. perguntei se tinham provado disseram que não Imediatamente deitamos fora os pacotes, mas minutos depois as três crianças começaram a respirar com dificuldades a espumarem e com muita fraqueza. Levamos os três ao hospital mas infelizmente morreram em menos de duas horas. Foram mortes que deixaram nos como pais bastante arrasados e deixou toda comunidade chocada”.
A observação feita nas crianças em unidade sanitária, confirmou que a causa da morte foi o envenenamento.
Segundo relatou a Directora do hospital Rural de Nhamatanda, Énia Tovela, “A história colhida junto da família indicava que elas tinham consumido organofosfato, vulgarmente chamado ratex. Fizemos a lavagem gástrica nas três crianças é tivemos conteúdos que comprovam que elas tinham consumido realmente veneno.
Manecas, nega as acusações que lhes são feitas, e alega que foram várias ocasiões que as crianças passaram refeições em sua casa, apesar do desentendimento entre suas mães, o que não seria motivo para lhe tirar a vida.
A PRM, SERNIC e Medicina legal estão na frente das investigações para se apurar os factos do real sucedido, embora existam indícios do envolvimento do Manecas na morte dessas crianças.