Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasUma em cada cinco mortes por doenças cardíacas é causada pelo consumo...

Uma em cada cinco mortes por doenças cardíacas é causada pelo consumo do tabaco

A OMS pede para que todos os usuários parem de fumar para evitar um ataque cardíaco, destacando que os fumadores têm maior probabilidade de ter um problema cardiovascular agudo numa idade mais jovem

- PUBLICIDADE -

Cerca de 1,9 milhão de pessoas morrem, anualmente, de doenças cardíacas induzidas pelo tabaco. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde o tabaco é responsável por uma em cinco mortes por doenças cardíacas. A OMS pede para que todos os usuários parem de fumar para evitar um ataque cardíaco, destacando que os fumadores têm maior probabilidade de ter um problema cardiovascular agudo numa idade mais jovem. O relatório avança que mesmo o fumo ocasional, de alguns cigarros por dia, ou exposição através de fumo passivo são suficientes para aumentar o
risco. Se os fumadores pararem, imediatamente, com o hábito, a queda no risco de doenças cardíacas, um ano depois, será de 50 por cento. Para o presidente do Grupo de Especialistas em Tabaco da Federação Mundial do Coração, Eduardo Bianco, as sociedades de cardiologia devem treinar os seus membros para promover esforços de controlo do tabagismo.

Além disso, a hipertensão e as doenças cardíacas aumentam o risco de ter uma forma grave de COVID-19. Segundo uma pesquisa recente da OMS, entre as pessoas que morreram de COVID-19 na Itália, 67 por cento tinha pressão alta. Para o chefe da Unidade Sem Tabaco da OMS, Vinayak Prasad, os governos têm a responsabilidade de proteger a saúde de seu povo e ajudar a reverter a epidemia do tabaco.

SABIA QUE…
O tabaco cria danos imediatos ao organismo? Há quem acredite que o tabaco leva anos para começar a causar danos no corpo humano. Na verdade, é preciso apenas alguns minutos para que esses danos comecem a acontecer no organismo. Um único cigarro possui mais de 4.800 elementos químicos, onde cerca de 70 são responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes espécies de cancro. Isso faz do cigarro responsável por mais de 30 por cento dos casos de cancro no mundo. No entanto, mesmo depois de anos alimentando esse vício é possível recuperar a saúde depois de colocar um fim nele.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here