Segunda-feira, Setembro 20, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasUNAIDS alerta para desrespeito dos direitos humanos na resposta a COVID-19

UNAIDS alerta para desrespeito dos direitos humanos na resposta a COVID-19

De acordo com uma pesquisa produzida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA (Unaids), as violações incluem casos de policiais usando balas de borracha, gás lacrimogéneo e chicotes para impor o distanciamento físico, penalização e detenção de pessoas por não usarem máscaras.

- PUBLICIDADE -

A primeira fase de resposta à COVID-19 envolveu interrupções de serviços de HIV, casos de violência, assédio, abuso, prisões, mortes e uma falha no respeito pelos direitos humanos. De acordo com uma pesquisa produzida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA (Unaids), as violações incluem casos de policiais usando balas de borracha, gás lacrimogéneo e chicotes para impor o distanciamento físico, penalização e detenção de pessoas por não usarem máscaras.

Também existem pessoas que permaneceram na prisão por mais tempo por não conseguir pagar a multa e mulheres grávidas que morreram devido a restrições que as impediram de chegar aos serviços de saúde. Em muitos países, os incidentes relatados de violência de género aumentaram entre 40 a 70 por cento. Para que as respostas à COVID-19 que sejam eficazes e baseadas em direitos, o relatório descreve dez áreas de acções para o governo. As recomendações incluem a tomada de medidas proactivas para garantir que as pessoas, especialmente as de grupos vulneráveis, tenham acesso ao tratamento e serviços de saúde, incluindo prevenção do HIV. As medidas incluem ainda apoio a trabalhadores essenciais e organizações de liderança comunitária.

SABIA QUE…
Mesmo durante a pandemia da COVID-19 deve-se continuar a doar sangue? Se é uma pessoa saudável, pode dirigir-se a uma unidade sanitária para fazer a doação de sangue. As unidades sanitárias continuam a funcionar. Por isso, realizam cirurgias e prestam serviços médicos a doentes que requerem sangue. É importante que as doações não parem. O dador deve levar consigo a máscara e seguir as medidas de prevenção como o distanciamento de um metro e meio e a desinfecção das mãos.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here