No dia 15/06/2020 deu-se início a reorganização de estabelecimentos e bancas de comercialização no mercado de Xipamanine na cidade de Maputo, como forma de adequar o local ao novo cenário imposto pelo Covid-19, alocando as bancas em uma distância segura de forma organizada, faciltando a circulação de pessoas dentro do mercado dessa forma desacelerando a propagação do virús covid-19.
Para o efeito, foi preciso que os vendedores interrompessem suas actividades, pausa que terá em média um prazo de cinco à sete dias até terem sido criadas as condições para a reabertura do Mercado.
Além da reorganização, está a ser feita a desinfecção e limpeza no local.
“O maior objectivo desta acção é redireccionar o mercado de Xipamanine, evitando a propagação do novo coronavírus, cujos números têm estado a subir no país” disse o director de Mercados e Feiras no conselho Municipal da cidade de Maputo, Emídio Fabião.
O mercado Xipamanine é fonte de rendimento para cerca de onze mil cidadãos, dentre os quais, mais dos oito mil deverão ser reencaminhados a um campo para efectuar suas actividades, evitando aglomeração de vendedores no mercado Xipamanine.