Segunda-feira, Setembro 27, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioPodCastXipalapala Info do dia 17 de Julho

Xipalapala Info do dia 17 de Julho

A criança tem estômago pequeno e por isso deve comer pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia? Crianças menores de 5 anos devem comer 3 vezes ao dia e tomar pelo menos 2 lanches. Se for levar a criança consigo ao centro de saúde ou a machamba, prepare e leve sempre algo para a criança comer enquanto estiver fora de casa. Para o lanche evite alimentos industrializados. Opte por lanches como pão, batata doce assada, mandioca cozida ou biscoitos caseiros. Dar de comer à criança somente uma ou duas vezes ao dia pode levar a criança a perder peso e ficar com desnutrição.

- PUBLICIDADE -

Projecto Muarusse retira raparigas de uniões prematuras na província de Nampula

O projecto Muarusse retirou 14 raparigas de uniões prematuras, na cidade e em alguns distritos da província de Nampula. O projecto, que é implementado pela ONG Girl Move, trabalha com mais de 900 meninas que estão em uniões forçadas e tem como meta tirá-las dessas uniões.

Segundo a Coordenadora provincial da iniciativa, Júlia Nihipo, as 14 raparigas retiradas de casamentos prematuros pelo projecto são uma pequena parte de um número maior que continua a assumir relação com homens adultos. Para a coordenadora, a falta de colaboração de pais e encarregados de educação é um dos principais desafios, pois a maioria das famílias vêm nas filhas fonte de obtenção de renda, por isso as obrigam a assumir relacionamentos com homens adultos, em troca de dinheiro e outros bens materiais.

Para Júlia Nihipo a colaboração das comunidades é fundamental para a erradicação de uniões prematuras, principalmente na disseminação da lei contra os casamentos prematuros. Júlia acrescenta que existem actores preponderantes que se encontram nas comunidades e nas famílias que precisam ser sensibilizadas para desencorajar os casamentos prematuros. A Girl Move exerce as suas actividades com jovens raparigas moçambicanas com o objectivo de contribuir para a criação de uma geração com oportunidades partilhadas entre homens e mulheres.

COVID-19: África regista um aumento de 23 por cento de novos casos em um semana

De acordo com o director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, África CDC, John Nkengasong, a COVID-19 está a aumentar rapidamente no continente. Na semana passada, o continente africano registou um aumento de 23 por cento de novos casos, que se traduz em 119 mil casos reportados, o correspondente a uma média diária de 17 mil casos contra 14 mil registados na semana anterior.

Para Nkengasong, o continente não pode ficar em confinamento para sempre. Há uma necessidade de se combater o vírus, mas com segurança, usando máscaras sempre que as pessoas estiverem em espaços públicos e aplicando o distanciamento social. Sobre as vacinas, Nkengasong, salientou a necessidade de haver uma coordenação continental e evitar que cada país tente obter uma vacina por si próprio.

O director assegurou ainda que a África CDC e a União Africana estão empenhados em posicionar o continente na vanguarda dos ensaios e de pesquisas. As duas entidades já estão em conversações com empresas de produção de vacinas no continente, para que haja um papel activo no desenvolvimento, distribuição e administração das vacinas e não esperar que sejam desenvolvidas para depois serem distribuídas.

Serviços de estomatologia fazem cerca de 400 mil extracções de dentes devido à cárie dentária

Moçambique regista, anualmente, cerca de 600 mil pacientes nos serviços de estomatologia, dos quais 420 mil fazem extracção de dentes, devido à cárie dentária. Segundo dados do Ministério da Saúde, só na cidade de Maputo, cerca de 80 mil pacientes têm cárie dentária derivada da má higiene oral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que entre 60 a 90 por cento de crianças em idade escolar sofram com a cárie dentária no mundo. O facto prejudica o desempenho escolar, criando distracção e dificuldade de aprendizagem.

Dados da OMS avançam ainda que o problema é mais grave, no caso de adultos, onde a doença chega a afectar quase 100 por cento de pessoas no mundo. Mundialmente, 30 por cento das pessoas entre os 65 e os 74 anos já não possui
sequer dentes naturais.

SABIA QUE…
A criança tem estômago pequeno e por isso deve comer pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia? Crianças menores de 5 anos devem comer 3 vezes ao dia e tomar pelo menos 2 lanches. Se for levar a criança consigo ao centro de saúde ou a machamba, prepare e leve sempre algo para a criança comer enquanto estiver fora de casa. Para o lanche evite alimentos industrializados. Opte por lanches como pão, batata doce assada,
mandioca cozida ou biscoitos caseiros. Dar de comer à criança somente uma ou duas vezes ao dia pode levar a criança a perder peso e ficar com desnutrição.

 

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here