Quinta-feira, Setembro 16, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasAR aprova balanço do PR sobre as medidas estabelecidas durante o estado...

AR aprova balanço do PR sobre as medidas estabelecidas durante o estado de emergência

- PUBLICIDADE -

O relatório-balanço do estado de emergência foi aprovado ontem pela Assembleia da República de Moçambique, tendo como prós a bancada da Frelimo, e contra a Renamo e Movimento Democrático.

A bancada da Frelimo depositou cerca de 179 votos e as bancadas da Renamo, principal partido da oposição, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira bancada, votaram contra, com 47 e 6 votos.

A Frelimo diz que os votos foram merecidos pois a meta prevista para este periódo foi alcançada. “O Presidente da República tomou decisões corajosas e sábias que permitiram o retardamento do ritmo da propagação da covid-19”, afirmou Pedro Bila, deputado da Frelimo, na sua leitura da declaração de voto da bancada. Bila, também apontou que Moçambique é um modelo a seguir no combate do cor.

Porém, a Renamo indicou graves violações á Constituição da República e omissões de dados com maior elevo no documento apresentado pelo chefe de Estado como razão para ter votado contra a informação. Repugnou de igual modo o  facto do documento ter sido apresentado pela ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, que a seu ver essa era a função do PR. “A comunicação do PR não apresenta a relação nominal das pessoas atingidas pelo estado de emergência”, afirmou Mateus Tomo.

O MDM, por sua vez, criticou o incumprimento de medidas de apoio às famílias e às empresas prometidas pelo executivo face à covid-19 durante a vigência do estado de emergência.

“Não foi cumprida a retirada do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado de bens essenciais, a redução das tarifas de água e energia e o apoio à tesouraria das micro, pequenas e médias empresas”, disse Albano Bulaunde, deputado do MDM.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here