Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioInternacionalMoçambique assume a presidência rotativa da SADC

Moçambique assume a presidência rotativa da SADC

- PUBLICIDADE -

Decorre, esta segunda-feira, a 40ª cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em espaço virtual, dada à nova realidade imposta pelo coronavírus. Amanhã a organização assinala 40 anos após criação, na Zâmbia.

O auge do evento será a Assunção da presidência rotativa por Moçambique, em sucessão a Tanzânia, lugar concedido por apresentar elementos muito importantes para a região no momento.

John Magufuli, Presidente da República Unida da Tanzânia e Presidente em exercício da SADC, disse em sua mensagem alusiva aos 40 anos desde o estabelecimento da Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), em 1980, e 28 anos da sua transformação em SADC, em 1992, que “é lamentável” que a ocasião seja assinalada sem “muitos dos fundadores ainda vivos, e a África Austral “está agora, mais do que nunca, a desfrutar da paz e segurança em paralelo, comparada com qualquer outra região do continente. O comércio intra-regional está a aumentar, a pobreza extrema está a diminuir, a renda está a aumentar e o nível da nossa competitividade internacional foi melhorado”.

Em antecipação do discurso para entrega das pastas á Moçambique, Magufuli lamentou a situação de crises sanitária, económicas provocadas pela Covid-19. Aproveitando a ocasião para endereçar condolências àqueles que perderam entes queridos e desejou rápida recuperação àqueles que se encontram doentes.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here