A cidade de Maputo passou ao padrão de transmissão comunitária da COVID-19. A declaração foi feita pelo Ministério da Saúde é fundamentada por alguns pressupostos, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, OMS, tais como a alta taxa de positividade, dispersão de casos e mudança de perfil dos infectados. Esta é a terceira cidade do país a atingir este nível de transmissão, depois de Nampula e Pemba.
Segundo o ministro da saúde, Armindo Tiago, desde a entrada em vigor do Estado de Emergência no país, nota-se um crescente aumento do número de casos, com principal destaque nas últimas semanas, onde o número de novos infectados tem aumentado progressivamente. Nos primeiros dez dias do mês de Agosto foram notificadas 217 pessoas com a COVID-19, sendo que a cidade de Maputo contribui com 25 por cento do total de casos registados no país.
Moçambique registou ontem, recorde diário de casos de infecções pela COVID-19 desde o início da pandemia, com 142 casos positivos, dos quais, 78 na cidade de Maputo. Perante o novo cenário de elevado nível de transmissão em Maputo, o Ministro da Saúde apela a população a dedicar-se cada vez mais no combate COVID-19, adoptando as medidas de prevenção.