Segunda-feira, Setembro 20, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasHCM cancela cirurgias devido a insuficiência de sangue

HCM cancela cirurgias devido a insuficiência de sangue

- PUBLICIDADE -

O Hospital Central de Maputo (HCM), está a cancelar cirurgias, devido a redução do número de dadores de sangue provocada pelo receio de infecção pela COVID-19. Farida Urci, directora clínica do HCM, declarou que o hospital adiou esta semana dez operações devido à insuficiência de sangue. Segundo Urci, se não houver adesão da população aos pedidos de doação de sangue, haverá mais doentes com cirurgias canceladas e quanto mais tempo essa situação durar, os pacientes correm o risco de ter complicações.

A escassez de sangue está a afectar em particular intervenções cirúrgicas em doentes oncológicos, casos de traumatismos e grávidas com partos complicados. Desde o registo do primeiro caso de COVID-19 em Moçambique, a quantidade de sangue doado no HCM tem vindo a decrescer, sendo que são actualmente colectadas 100 unidades de sangue por dia, um quarto das que eram angariadas antes da crise pandémica.

A doação de sangue está dependente apenas de familiares dos doentes com necessidade de transfusão de sangue. Antes da pandemia doavam sangue crentes religiosos, militares e pessoas de outros grupos sociais. A directora clínica garantiu que o estabelecimento oferece segurança contra o novo coronavírus, encorajando as pessoas a doar sangue. 27 de Julho de 2020

SABIA QUE…

A vacinação de cães e gatos é o meio mais eficaz de prevenção da raiva? A vacina protege o animal do vírus e, por conseguinte, também os seres humanos. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, por meio da mordedura ou através arranhadura e/ou lambedura desses animais. As vacinas contra a raiva fazem com que cães e gatos criem uma resposta imunológica contra o vírus. Os animais ficam protegidos 14 dias após a injecção da vacina. Levar o seu animal para vacinar contra a raiva protege a si e ao seu animal de estimação.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here