Médicos moçambicanos participam no XI curso Internacional de Colposcopia

0
254

Moçambique acolheu nos dias 21 e 22 de julho, o XI Curso Internacional de Colposcopia, LEEP e conceitos sobre o rastreio, diagnóstico e tratamento das lesões pré-invasoras do cancro do colo do útero. A formação contou com profissionais de saúde de Moçambique e oriundos de países como Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde.

Cirurgia nampula1

Esta foi a décima primeira edição da formação que capacitou 335 médicos especialistas. Este ano, devido a pandemia, a formação foi online e abrangeu cerca de 250 participantes moçambicanos. A formação é realizada através de uma colaboração entre o Ministério da Saúde – MISAU, Hospital Central de Maputo, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre do Brasil, PEPFAR, Rice
University e MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas nos Estados Unidos de América. O cancro do colo do útero é o que mais mata em Moçambique. Dados das autoridades sanitárias nacionais, indicam que, em cada 100 mulheres, pelo menos 32 sofrem da doença e, das 100 pacientes que vão a hospital, 64 morrem por causa do diagnóstico tardio e por insuficiência de cuidados de saúde. Só no ano passado, foram diagnosticados em Moçambique, aproximadamente 4900 casos, que resultaram em cerca de 3000 óbitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui