MISAU lança pacote de maneio de cancro de útero e mama

O Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira, 24 de Setembro, em Maputo o pacote de Maneio de Cancro do colo do útero e da mama.

0
228

O Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira, 24 de Setembro, em Maputo o pacote de Maneio de Cancro do colo do útero e da mama. Trata-se de um conjunto de instrumentos que incluem normas de rastreio do cancro do colo uterino e da mama; manual de formação para rastreio e tratamento do cancro a nível dos cuidados de saúde primários; e o livro de registo para o rastreio e tratamento de patologia cervical. Segundo a Vice-Ministra da Saúde, Lídia Cardoso, a problemática do cancro tem vindo a aumentar nos últimos anos associado a prevalência alta do HIV, que constitui um dos principais factores de risco para o cancro do colo do útero, sendo por isso necessário fortalecer as acções para a prevenção, o diagnóstico e tratamento precoce desta patologia. Nesta nova abordagem, o rastreio do cancro do colo do útero passa a ser feito a mulheres dos 25 aos 54 anos de idade, no lugar da anterior baliza estabelecida dos 15 aos 49 anos. A mudança deve-se ao facto de se ter concluído que até aos 25 anos de idade há pouca probabilidade das mulheres desenvolverem o cancro do colo do útero e da mama.

LANCADO PLANO NACIONAL DE CONTROLO DO CANCRO

Ainda assim, a Vice-Ministra da Saúde destacou que as mulheres em idades fora do grupo alvo, mas que apresentem sintomas, devem procurar os serviços médicos. De entre as grandes inovações, o pacote de maneio reduziu de cinco para três anos, o rastreio de rotina, sendo que as mulheres seropositivas sexualmente activas devem faze-lo anualmente. Lídia Cardoso salientou que as alterações permitem, entre outros ganhos, a melhoria da qualidade dos serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui