Mundo regista anualmente 1,6 milhões de mortes ligadas a diabetes

0
157
An Indian nurse (R) collects a blood sample from a patient using a glucometer at a free Diabetic health check up camp in Hyderabad on November 1, 2009. India has the highest number of diabetic patients in the world, potentially posing an enormous health problem for the country. AFP PHOTO/Noah SEELAM / AFP PHOTO / NOAH SEELAM

Cerca de 422 milhões de pessoas, em todo o mundo, têm diabetes, principalmente em países de baixa e média renda. De acordo com OMS, anualmente, 1,6 milhão de mortes são directamente atribuídas a diabetes. Tanto o número de casos quanto a prevalência de diabetes tem aumentado constantemente nas últimas décadas.

diabetes7

A diabetes é uma doença crónica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue), podendo causar ao longo do tempo sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos e rins. A diabetes tipo 2, é a mais comum e ocorre geralmente em adultos, desenvolvendo-se quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente. Nas últimas três décadas, a prevalência de diabetes tipo 2 aumentou significativamente. A diabetes tipo 1, antes conhecida como diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente, é uma condição crónica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina por si só. Para pessoas que vivem com diabetes, o acesso ao tratamento acessível, incluindo insulina, é fundamental para sua sobrevivência. Existe uma meta globalmente acordada para conter o aumento da diabetes e a obesidade até 2025.

SABIA QUE…
As diabetes não controladas podem causar complicações a saude?

As possíveis complicações das diabetes incluem insuficiência renal, amputação de membros, perda de visão e danos aos nervos. Os adultos com diabetes também têm um risco duas a três vezes maiores de ataques cardíacos e derrames. Pessoas com diabetes devem ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, manter o peso controlado e não fumar para evitar complicações graves relacionadas à doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui