Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
- PUBLICIDADE -
InícioSaúdeMundo regista anualmente 1,6 milhões de mortes ligadas a diabetes

Mundo regista anualmente 1,6 milhões de mortes ligadas a diabetes

Cerca de 422 milhões de pessoas, em todo o mundo, têm diabetes, principalmente em países de baixa e média renda. De acordo com OMS, anualmente, 1,6 milhão de mortes são directamente atribuídas a diabetes. Tanto o número de casos quanto a prevalência de diabetes tem aumentado constantemente nas últimas décadas.

diabetes7

A diabetes é uma doença crónica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue), podendo causar ao longo do tempo sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos e rins. A diabetes tipo 2, é a mais comum e ocorre geralmente em adultos, desenvolvendo-se quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente. Nas últimas três décadas, a prevalência de diabetes tipo 2 aumentou significativamente. A diabetes tipo 1, antes conhecida como diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente, é uma condição crónica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina por si só. Para pessoas que vivem com diabetes, o acesso ao tratamento acessível, incluindo insulina, é fundamental para sua sobrevivência. Existe uma meta globalmente acordada para conter o aumento da diabetes e a obesidade até 2025.

SABIA QUE…
As diabetes não controladas podem causar complicações a saude?

As possíveis complicações das diabetes incluem insuficiência renal, amputação de membros, perda de visão e danos aos nervos. Os adultos com diabetes também têm um risco duas a três vezes maiores de ataques cardíacos e derrames. Pessoas com diabetes devem ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, manter o peso controlado e não fumar para evitar complicações graves relacionadas à doença.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui