Cerca de mil famílias camponesas no distrito de Cheringoma, em Sofala, receberam colmeias melhoradas, como incentivo para o combate às queimadas descontroladas. A acção faz parte do projecto Moz Bio financiado pelo Banco Mundial e tem como objectivo a protecção da biodiversidade na zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa.
O secretário permanente do distrito de Cheringoma, Sérgio Costa, disse que para além de reduzir os focos das queimadas descontroladas, a iniciativa está a ajudar no melhoramento da renda familiar. “Desde a implementação do projecto de fomento de apicultura, muitas áreas de cultivo ficaramlivres de queimadas’’, disse Costa.
Em Sofala, o projecto de distribuição de colmeias melhoradas para evitar queimadas descontroladas está a ser implementado nos distritos de Muanza, Gorongosa Cheringoma e Marromeu. A degradação biótica que está afectar o planeta encontra raízes na condição humana contemporânea, agravada pelo crescimento explosivo da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.