Terça-feira, Setembro 28, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioNotíciasCerca de milhão de adolescentes morrem anualmente no mundo

Cerca de milhão de adolescentes morrem anualmente no mundo

- PUBLICIDADE -

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes morrem, vítimas de acidentes de viação, suicídio e violência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as causas de mortes entre adolescentes variam por sexo e idade, e também por região geográfica. Para a faixa etária de 10 a 14 anos, os principais riscos para a saúde estão relacionados à água, higiene e saneamento. Os riscos para jovens de 15 a 19 anos estão mais relacionados a comportamentos, como uso de álcool e sexo não seguro. A OMS acrescenta que meninas adolescentes mais velhas são mais afectadas pela violência do parceiro íntimo. Complicações na gravidez e abortos inseguros são as principais causas de morte entre meninas dos 15 aos 19 anos. A maior parte das mortes de adolescentes são evitáveis. As leis e políticas restritivas, o controlo dos pais ou do parceiro, conhecimento limitado, distância, custo, falta de confidencialidade e preconceito do provedor podem impedir que os adolescentes recebam os cuidados de que precisam para crescer e se desenvolver com boa saúde. Os adolescentes representam um sexto da população global. Espera-se que o número aumente até 2050, principalmente em países de baixa e média renda, onde vivem cerca de 90 por cento dos jovens de 10 a 19 anos.

SABIA QUE…
A gravidez na adolescência é considerada de risco? Toda gravidez em meninas entre 10 e 18 anos é considerada de risco, pois há grandes chances do bebé nascer com má formação, baixo peso e prematuro. Para além disso a mulher pode sofrer aborto espontâneo, desenvolver infecção urinária ou vaginal, anemia, pré-eclâmpsia e eclâmpsia. A gravidez na adolescência aumenta tambem o risco de óbito da gestante e de depressão pós-parto.
É importante que a família e a escola orientem a menina assim que comece a ter vida sexual activa, para evitar a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here