Quinta-feira, Setembro 16, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioDestaqueMoçambique retira regra que inibia acesso a hospitais com base na aparência

Moçambique retira regra que inibia acesso a hospitais com base na aparência

O Ministério da Saúde moçambicano anunciou esta quinta-feira que vai retirar a regra que limita o acesso aos serviços de saúde com base nas roupas ou a aparência em todos hospitais do país, após reprovação de uma organização não-governamental.

- PUBLICIDADE -

A Direção Nacional da Assistência Médica vai “elaborar uma circular a orientar as direções clínicas dos hospitais para não limitarem o acesso dos utentes ao serviço nacional em função da indumentária“, lê-se em um documento do Ministério da Saúde.

O documento, assinado pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, vem responder a um pedido submetido no dia 31 de Julho pelo Observatório do Cidadão para Saúde (OCS), uma ONG moçambicana, que alertava para ilegalidade da regra.

Conforme um comunicado da OCS distribuído na altura, foram apresentadas várias queixas de cidadãos que alegaram  ser vedados o acesso aos serviços de saúde devido aquela regra, que vigorava também no edifício do Ministério da Saúde, em Maputo.

“Os grupos mais afectados são mulheres e raparigas, jovens, adolescentes, minorias sexuais e cidadãos que se apresentam de `dreadlocks´ [rastas, um penteado na forma de mechas emaranhadas] que sofrem estigma pelos serviços de saúde, devido a sua apresentação”, refere a ONG

A proibição, acrescenta, agudiza o problema de acesso a saúde num país onde há “populações que percorrem uma média de 25 a 60 quilómetros” para chegarem a uma unidade sanitária. “A saúde é um direito fundamental de acordo com o artigo 89 da Constituição, que diz que todos têm o direito à assistência médica e sanitária, nos termos da lei, bem como o dever de promover e defender a saúde pública”, concluiu, na altura, a ONG.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here