A cada 40 segundos, uma pessoa morre de suicídio no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) no total morrem por ano cerca de 800 mil pessoas, tornando o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens dos 15 aos 29 anos.
O suicídio ocorre em todas as regiões do mundo, entretanto 79 por cento de casos globais acontecem em países de baixa e média renda. Embora exista uma ligação entre suicídio e transtornos mentais como depressão, muitos suicídios acontecem impulsivamente em momentos de crise. Outros factores de risco incluem experiência de perda, solidão, discriminação, rompimento de relacionamento, problemas financeiros, doença crônica, violência, abuso entre outros. A OMS recomenda o trabalho com a mídia para garantir depoimentos responsáveis sobre casos, ajuda aos jovens no desenvolvimento de habilidades para lidar com as pressões da vida e identificação e tratamento de pessoas em vias de cometer suicídio. Em África, Moçambique é o país com a maior taxa de suicídios, com cerca de 173 casos em cada 100 mil habitantes.
SABIA QUE…
Devemos controlar o tempo que as crianças ficam em frente a televisão ou a jogar no telefone, principalmente durante o Estado de Emergência? Mesmo estando em casa recomenda-se que crianças menores de 5 anos, não fiquem em frente a uma tela de televisão ou telefone por mais de 2 horas por dia. Isso pode afectar a sua saúde e reduzir a capacidade de prestar atenção no regresso à escola. Procure incentivar as crianças a fazer desenhos ou artesanato, jogos de mesa, a cuidar da horta, praticar desporto ou aprender a cozinhar.