No âmbito das campanhas de sensibilização na luta contra o coronavírus, efectuadas à província de Nampula, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, constatou que as medidas de prevenção contra este vírus continuam a ser negligenciadas.
Falando durante a reunião de apresentação do ponto de situação dos deslocados de Cabo Delgado, na província de Nampula, e mecanismos de gestão multissectorial da resposta provincial a covid-19, Macamo disse que continua sendo importante levar ao povo mensagens preventivas, pois em uma viagem por ela feita ao distrito de Ribáuè, por meios de transporte convencionais, notou que há pouca afluência da máscara, e não é cumprido o distanciamento social. “A educação da população é a chave do problema e é que vai nos permitir ter soluções positivas, por isso é necessário trabalhar-se mais na disseminação de mensagens preventivas porque a sociedade precisa de seguir. “Todos sabemos e temos a certeza de que coronavírus vai ficar por algum tempo, então é preciso começarmos a entrar num novo normal”.
O chefe do departamento de saúde pública no Serviço Provincial de Assuntos Sociais, Giraldino Júlio Avalinho, garantiu por sua vez que os parceiros de cooperação e as organizações não-governamentais estão a lutar lado a lado com o governo, por via a combater este mal, e mesmo nos casos registados, estão prestando apoio no seguimento e monitoria.
A província de Nampula, destacou-se como primeiro ponto do país onde se constatou a transmissão comunitária da covid-19.