Moçambique carrega o título de um dos países com as melhores praias do mundo, o que o torna num país apreciado e cada vez mais procurado por turistas, principalmente em épocas de verão.
Além das praias de água cristalina, existem também boas opções para quem deseja apreciar a natureza ou selva de perto.
Por isso, trazemos neste artigo alguns destinos que pode optar para a sua temporada de Lazer, diversão e turismo em Moçambique: Maputo, Inhambane-Tofo; Vilanculos; Ilha de Bazaruto, Parque Nacional Gorongosa, Arquipélago Quirimbas, Reserva de Niassa.
- Maputo
É a capital de Moçambique. Localizada no sul do país, e oferece além das praias, vários monumentos históricos e Museus (Estação Ferroviária, a Catedral, o Mercado Central, o Museu de História Natural e a Casa de Ferro) que guardam cada pedaço da história do nosso povo. Para além da gastronomia que vai de encontro com as nossas raízes.
- Inhambane
Também chamada de Terra de Boa Gente, pela calor receptivo que os nativos têm, também é uma província que tem muito a dar, é uma das principais atracções turísticas, que podem ser encontrados pontos como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Mercado Central, o bairro antigo e o Porto;
Praia do Tofo
Localizada na Província de Inhambane, a Praia de Tofo é um destino muito favorito entre os jovens. Com um clima convidativo, pra quem é adepto do surfe e kitesurfe.
As águas da praia do Tofo são cristalinas, e este é um bom lugar para mergulhar, mas nesta praia há existência de baleias jubarte e tubarões baleia e golfinhos.
Há boas opções de acomodação em Tofo como: Casa Algodoal, Tofo scuba hotel, bem em frente ao mar.
Vilanculos
Vilanculos é um lugar bem agradável e um destino muito procurado por quem quer explorar o arquipélago de Bazaruto e o melhor das praias no país. Para melhor exploração da cidade de Vilanculos recomenda-se a caminhada, o que proporcionará conhecer bons restaurantes e bares, um mercado central, algumas lojas e opções de acomodação.
Ilha de Bazaruto
É um destino famoso para os que gostam de nadar, a água é cristalina e a vida marinha é muito abundante, sendo facilmente avistados tartarugas, raias manta, baleias jubarte, tubarões baleia e muitos corais.
Para chegar até a ilha, você deve subir um barco partindo de Vilanculos.
- Parque Nacional Gorongosa
Para quem busca um clima verde e quer conhecer um pouco da vida selvagem em Moçambique longe das praias, não pode ignorar esse paraíso, o Parque Gorongosa é uma enorme área com floresta tropical, rios e vida animal abundante.
Hoje em dia há cada vez mais turistas a visitar em o Parque, onde é possível encontrar elefantes, búfalos, leões, crocodilos e zebras. Dezembro até Abril é um período que o parque fica fechado.
- Arquipélago Quirimbas
Este arquipélago é formado por uma média de 30 ilhas, onde há uma grande variedade de praias paradisíacas e óptimos pontos de mergulho. Há também um parque nacional e um centro histórico, que valem ser explorados.
Um lugar que deve ser explorado num passeio de barco, onde você poderá avistar golfinhos, passar por um naufrágio e encontrar um bonito banco de areia em São Gonçalo.
Reserva de Niassa
Outra boa alternativa para quem procura destinos em Moçambique é conhecer a Reserva de Niassa: essa é a maior área protegida de Moçambique, e é duas vezes maior do que o Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Um destino que não tem muita aderência mas que oferece boas savanas e florestas. E podem ser encontrados aqui, animais como leões, leopardos, elefantes e muitas aves.