Hotel Polana – Na Julius Nyere
Para ir a dois, ou sozinho/a. É o mais caro, mas tem definitivamente a piscina mais bonita. Está reservado para hóspedes do hotel, sócios do health club, ou convidados destes. O Maisha conta com ginásio, estúdio de aeróbica/yoga, consulta de fitness, campo de ténis, hamman, sauna, jacuzzi, piscina coberta e a outra, fantástica, com vista para a baía de Maputo.
Para ser sócio, pagará entre 350 (a tempo inteiro) ou 175 dólares (entre as 9 e as 16 horas) por ano. Se preferir pagar semestralmente, o preço varia entre os 2000 (a tempo inteiro) e os 600 dólares (entre as 9 e as 16 horas). Por timestre, são 1200 (a tempo inteiro) ou 700 dólares (entre as 9 e as 16 horas). Por fim, se desejar só usufruir de um mês do Heath Club Maisha, pagará entre 350 (a tempo inteiro) e 200 dólares (entre as 9 e as 16 horas). Se for convidado de um hóspede ou de um sócio do clube, paga 20 dólares por dia.
Não é barato, mas terá acesso à piscina mais bonita e sossegada da cidade, sem crianças aos gritos, nem congestionamento na escada da piscina. A piscina tem espreguiçadeiras, toalhas, colchões e guarda-sóis.
Marítimo – Na Marginal, em frente do restaurante Mar na Brasa.
O Clube Marítimo tem muitas famílias e, por isso, é adequado para ir com crianças porque elas encontrarão sempre lá outros meninos com quem brincar. Mas, como a zona relvada envolvente é grande, também encontrará o sossego necessário para estar com amigos adultos, ou sozinho/a.
O Clube Marítimo tem uma piscina grande e um enorme relvado envolvente. Durante a semana é muito sossegado, ao fim de semana, nem tanto. De facto, o Marítimo enche bastante ao sábado e domingo, sobretudo de famílias. Como a piscina é grande, não fica demasiado cheia para conseguir nadar, e a grande zona relvada permite-lhe ter alguma privacidade. A piscina é pouco sossegada por ter muitas crianças, mas aconselhável a famílias.
Existe serviço de bar, servido na piscina. Não existem espreguiçadeiras, sendo que as tolhas terão de ser estendidas na relva. Há poucos guarda-sóis para a quantidade de pessoas, mas as árvores ajudam a fugir do sol.
Para ser sócio, paga 120 dólares de jóia e depois outros 20 por mês. Se quiser ir só um dia, não precisa de convite, entra por 500 meticais.
Naval – Na marginal.
Para ir com crianças, encontram sempre lá os amigos. A piscina do Clube Naval está quase sempre cheia ao fim de semana, com muitas crianças em mergulhos barulhentos. A zona de estar é pequena, mas tem espreguiçadeiras de plástico e guarda-sóis.
A escassos metros da piscina está o restaurante do Naval, pelo que a privacidade dos nadadores não é grande. A piscina está no entanto, aberta até ao anoitecer, e um mergulho a partir das 18 horas é agradável.
Por mês, pagam-se 1000 meticais.
Southern Sun – Na marginal, pouco antes do restaurante Sagres, de quem vai da baixa para a Costa do Sol.
Para ir a dois, muito romântico. Só falamos nesta piscina porque é absolutamente fabulosa. A razão que nos levaria a deixá-la de fora é o facto de ser exclusiva para hóspedes. Mas se quiser passar um fim de semana romântico e diferente, mesmo com casa na capital do país, faça lá o check in, nem que seja por uma noite.
A piscina é pequena, mas termina onde o mar da baía de Maputo começa. Por estar reservada a hóspedes, tem sempre pouca gente. O relvado circunda a piscina, pintalgado com algumas plameiras. O pôr do sol lava a alma de qualquer stress.
O preço por quarto ronda os 250 dólares.
Hotel Cardoso – Na rotunda do Museu de História Natural.
Para ir sozinho/a, ler um livro. Muito sossegado. O Hotel Cardoso está virado para a baía de Maputo, no cimo de uma colina. A vista é deslumbrante, chegando até à Catembe.
A piscina tem poucas pessoas, e a zona relvada é grande. O facto dos quartos estarem virados para a piscina, pode quebrar um pouco a privacidade, mas a verdade é que há poucas pessoas às janelas.
Tem espreguiçadeiras, guarda-sóis, e serviço de bar. O pagamento é de 20 dólares por dia.
Indy Village – No bairro da Sommershield.
Para ir com crianças. É muito popular e, portanto, costuma ter algumas famílias, ainda que não em demasia.
Tem espreguiçadeiras e guarda-sóis. A privacidade não é grande, já que a piscina está rodeada pelas casas dos hóspedes e as espreguiçadeiras estão dispostas em frente da piscina e com poucos, ou nenhum, recantos. Não tem vista.
Custa 500 meticais por dia.
Girassol – Na Patrice Lumumba, a meio da rua.
Para ir a dois ou sozinho/a. É do mesmo grupo hoteleiro que o Indy Village, mas mais antigo. Tem uma vista bonita sobre a cidade e a baía de Maputo, embora não das melhores.
A piscina não é muito grande, mas é pouco frequentada. Está rodeada de relvado. Embora o hotel esteja virado para a piscina, é alto, e só a zona do restaurante (fechado) tem uma vista mais directa sobre a piscina. Por isso, a piscina tem bastante privacidade.
Custa 500 meticais por dia.