Um total de 65 activistas de saúde baseados nas comunidades dos distritos de Caia, Gorongosa, Maringue e Marromeu, na província de Sofala, beneficiaram de uma capacitação sobre melhoria de reporte de casos da tuberculose nas suas comunidades.
A capacitação que foi feita na última semana, trata-se da iniciativa do Projecto TB Response financiada pela USAID e implementada pela ADPP, ComuSanas, Dimagi, Kupulumusana, FHI360 e h2n. O responsável do Departamento da Tuberculose na Direcção Provincial de Saúde em Sofala, Joaquim Nogueira, disse que a capacitação visava actualizar os conhecimentos dos activistas em várias matérias, entre as quais os mecanismos de reporte da informação estatística.
A Associação h2n partilhou com os activistas matéria sobre a ética informativa na interação com as comunidades. Rodrigues Luís, coordenador de campo da h2n em Sofala, para o projecto TB Response, disse que para que a mensagem chegue às comunidades e seja acolhida é necessário que seja transmitida com humildade e perceber os usos e costume locais.