Cento e cinquenta epidemiologistas serão treinados para aumentar a capacidade das instituições de saúde em África. A iniciativa divulgada, esta quinta-feira, pelo Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) faz parte de um projecto avaliado em seis milhões de dólares norte americanos.
A iniciativa visa também fortalecer a capacidade de pesquisas de saúde pública e responder eficazmente às emergências de doenças em todo o continente. O África CDC informou que o projecto será oferecido na África Subsaariana por um período de três anos.
O treinamento está previsto para começar em Outubro de 2021 e terminar em Outubro 2024. O director do África CDC, John Nkengasong, disse que para fortalecer os sistemas de saúde em África, é necessário prestar atenção à força de trabalho de saúde e encontrar maneiras de fortalecer a sua capacidade.
Nkengasong disse também que uma força de trabalho qualificada pode implementar a vigilância de múltiplas doenças e responder eficazmente aos surtos de doenças. O chefe do África CDC garantiu que a iniciativa é necessária para a segurança de saúde colectiva no continente.