África do Sul enfrenta a segunda vaga da pandemia da COVID-19. A informação foi revelada esta quarta-feira pelo ministro da saúde do país. Zweli Mkhize disse na ocasião que os números registados recentemente apontam para uma nova fase da doença.
Mkhize acrescentou ainda que desde o fim de setembro que a maioria dos números diários não ultrapassavam mil, mas agora tendem a subir. A África do Sul, registou, entre terça e quarta-feira, 6.079 novos casos.
O ministro da saúde mostrou preocupação diante dos números. Durante o comunicado, Mkhize fez menção à faixa etária mais afectada nesta fase que é entre os 15 e os 19 anos. As causas do aumento de casos nessa idade, segundo o ministro, são as festas e consumo de bebidas alcoólicas.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou, no mês passado, que o continente africano apresenta evidências de uma segunda vaga de transmissão do novo coronavírus. O África CDC, na ocasião, apelou para um maior cumprimento das medidas de segurança contra a COVID-19.