Diagnóstico e tratamento para os pacientes com suspeita de Tuberculose (TB) diminuíram em 59 por cento devido à pandemia da COVID-19 em 32 países da África e Ásia. Os dados são referentes ao período entre Abril e Setembro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.
A conclusão é do relatório do Fundo Global sobre a Luta contra o HIV, TB e Malária. Em relação aos números, o director executivo do Fundo Global, Peter Sands, disse que o progresso que o mundo fez no rastreio de pessoas com TB foi revertido.
Sands acrescentou que com a situação, o mundo corre um risco real de registar aumento de mortes por TB como consequência da interrupção causada pela pandemia em 2020. O relatório destacou iniciativas que alguns países adoptaram para reduzir o impacto da COVID-19 nos serviços de saúde.
Para área da TB, por exemplo, os pacientes beneficiaram de um sistema de distribuição de medicamento porta a porta. O Fundo Global recomendou que estas iniciativas precisam ser ampliadas adaptadas a outras realidades.