Ovos, carne e leite considerados alimentos essenciais para acabar com a desnutrição no mundo, principalmente em crianças. A conclusão é do relatório conjunto de várias agências da Organização das Nações Unidas, divulgado esta quarta-feira. Denominado “Alimentos derivados da pecuária e dietas saudáveis sustentáveis”, o relatório explica cientificamente o valor destes alimentos, principalmente na primeira infância e durante a gravidez.
Uma das autoras da pesquisa, Lora Lannotti, disse que estes alimentos fornecem benefícios à saúde impossíveis de se ter apenas com alimentos à base de plantas. O documento mostra que as regiões onde o consumo de carne e ovo é elevado, o índice de denutrição é baixo. No continente europeu, a região menos afectada pela desnutrição, em 2018, cada pessoa consumiu 69 quilos de carne.
O número é sete vezes mais do que se consumiu no continente africano, região mais afectada pela desnutrição no mundo. Estimativa da Organização Mundial da Saúde mostra que, em 2020, 149 milhões de crianças menores de cinco anos sofriam de retardo de crescimento devido à falta de nutrientes básicos.