A equipa de vídeos comunitários do Projecto Asas, da Associação h2n, estabeleceu seis grupos de vídeos comunitários em Maputo. Os grupos foram estabelecidos nos distritos municipais de KaMaxaquene, KaMavota e KaMubukwana, na cidade de Maputo e nos bairros da Machava-NKobe e Matola Santos, no município da Matola.
A iniciativa enquadra-se no âmbito das actividades do Asas e tem como objectivo estimular os membros da comunidade a identificar, influenciar e mudar as atitudes, normas e comportamentos dentro das suas comunidades.
Os grupos de vídeos comunitários são compostos por mulheres e homens que recebem, da equipa da h2n, um treinamento em produção e disseminação de vídeos com recurso a telefones celulares.
A especialista do projecto de vídeos comunitários da h2n, Neima Neves, disse que o treinamento tem duas perspectivas, uma técnica e outra teórica, que estimulam o pensamento e debate sobre os problemas da comunidade. Segundo Neima Neves, a comunidade vai produzir os vídeos que abordam normas sociais que colocam a mulher e a rapariga em desvantagem.