Banco Mundial avalia impacto da pandemia sobre oportunidades económicas para mulheres

0
1003
Banco Mundial

A pandemia da COVID-19 teve efeito directo sobre oportunidades económicas das mulheres. A conclusão é do relatório divulgado última semana pelo Banco Mundial. Denominado “Mulheres, Empresas e o Direito 2021”, o estudo analisa como a crise do novo coronavírus afectou as mulheres em 190 países.

O relatório aponta que cerca de 40 países, desde o início da pandemia, introduziram políticas de benefícios para ajudar mães e pais a conciliarem empregos e cuidado com as crianças. Segundo o estudo, cerca de 12 países aumentaram as medidas contra a violência doméstica e 88 países permitiram acesso aos tribunais à distância.

O relatório analisa indicadores como leis, local de trabalho, salários, casamentos, empreendedorismo, reforma e direito de propriedade privada das mulheres. O relatório atribui pontos aos países cujas leis promovem a participação económica das mulheres. Cerca de dez países alcançaram a nota 100, considerada a nota máxima. No estudo, Moçambique ocupa a décima posição num universo de 49 países da África Subsaariana, com 82,5 pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui