Cabo Delgado regista aumento de 54 por cento de número de casos de cólera

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de cólera era de 3.400 no início de Agosto face a 2.200 casos na mesma altura em 2020.

0
129

A província de Cabo Delgado registou um aumento de 54 por cento de número de casos de cólera. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de casos de cólera era de 3.400 no início de Agosto face a 2.200 casos na mesma altura em 2020.

O Comité da Cruz Vermelha Internacional (CICV), considera que este aumento está relacionado aos estragos provocados pela guerra em Cabo Delgado. A organização indica ainda que no primeiro semestre deste ano foram registados 28.602 casos de diarreia na província, tornando-se a segunda causa de morte entre as crianças menores de cinco anos.

Joaquim Sabila é um dos residentes da aldeia de reassentamento de Marokani, no distrito de Ancuabe. Fugiu de Macomia com a sua família em 2020, por temer a crueldade dos terroristas após a invasão da sua aldeia, conta que ele e sua família passaram por momentos difíceis, quando todos tiveram um surdo de diarreias e que chegou a temer o pior.

Hoje, a família redobrou os cuidados no que tange ao consumo de água contaminada. O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui