Campanha de vacinação contra a COVID-19 deverá arrancar antes do final de março de 2021

0
152

A campanha de vacinação contra a COVID-19 deverá arrancar antes do final de março de 2021. Segundo a previsão do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), a vacina que poderá chegar primeiro ao mercado deverá ser a da Pfizer-BioNTech. Com a terceira e última fase dos ensaios clínicos, vários países têm assinado contratos de fornecimento com a Pfizer-BioNTech e outras agências, como são os casos da Oxford-AstraZeneca, Johnson and Jonhson e Sanofi-GS.

A diretora do ECDC, Andrea Ammon, disse que é impossível apontar uma data certa porque nenhum consórcio terminou a terceira fase dos ensaios clínicos. Andrea Ammon admite que as primeiras injecções possam ser dadas até março e que a União Europeia já encomendou 300 milhões de doses.

No total espera-se, só nos estados-membros da União Europeia, 1.1 mil milhões de doses. A diretora do ECDC acrescentou ainda que é necessário que as vacinas garantam proteção e justifiquem a sua utilização. Até o momento, a Pfizer-BioNTech foi a única a alcançar uma eficácia de 92 por cento, considerada excelente. Os cientistas agora estudam os efeitos secundários da vacina para determinar a eficácia e segurança da mesma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui